O presente estudo visa investigar quais ações da gestão escolar impactam diretamente na prática docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Em particular, faz um recorte para a necessidade de compreender de que forma essas ações favorecem a valorização do profissional docente e se trazem repercussão para o processo de ensino-aprendizagem na escola. Trata-se, inicialmente, de uma pesquisa documental que se encontra em fase de revisão de literatura através da consulta aos documentos oficiais, periódicos científicos, bancos de teses e dissertações que versam sobre tal temática. Como proposta formativa para produção do resultado, será construído um relatório para auxiliar os gestores escolares em ações cotidianas, objetivando o estabelecimento e restabelecimento de vínculos entre todos os atores educacionais, especialmente os profissionais docentes. Uma gestão escolar alinhada aos interesses dos docentes, dos demais servidores e, sobretudo, dos estudantes é a garantia do sucesso de uma escola. É fundamental que a gestão escolar promova e propicie um ambiente de trabalho acolhedor, inclusivo, onde todas as pessoas se sintam valorizadas e respeitadas. Para tanto, é preciso desenvolver programas de conscientização sobre diversidade humana, incentivo ao trabalho em grupo, facilitar em cooperação institucional o apoio psicológico aos professores e demais servidores, favorecer ambientes de capacitação e de dialogo permanentes, dentre outras ações que resultem em efeitos positivos na prática docente e, consequentemente, no processo de ensino-aprendizagem.