Este estudo investiga o uso de gêneros textuais em diferentes componentes curriculares e seu impacto na aprendizagem dos alunos. Com base no projeto "Planejamento Coletivo para uma Aprendizagem Significativa: Um Olhar para o Multiletramento", da Secretaria Municipal de Educação de União dos Palmares – AL, analisamos como diferentes tipos de textos, como explicações, problemas contextualizados, histórias e reflexões, auxiliam no ensino de diversas disciplinas. A pesquisa foi realizada com professores de diferentes áreas do conhecimento e alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) das escolas participantes do projeto. Utilizando abordagem mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos, investigamos as percepções dos professores e o impacto percebido pelos alunos em relação ao uso de gêneros textuais. Os resultados mostraram benefícios cognitivos, sociais e emocionais do uso desses textos nas aulas. Os professores destacaram a melhoria na compreensão dos conceitos específicos de cada disciplina e o estímulo à reflexão e comunicação dos alunos. Os alunos, por sua vez, relataram maior interesse, motivação e compreensão dos conteúdos. Concluímos que a integração de gêneros textuais no ensino de diversas disciplinas promove uma aprendizagem mais significativa e contextualizada, alinhada às diretrizes da BNCC e dos referenciais curriculares locais. Essa abordagem mostra-se promissora para tornar o ensino mais acessível, relevante e atrativo para os estudantes, contribuindo assim para uma educação de qualidade e inclusiva.