Este artigo apresenta as dificuldades do processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita que se apresentam como as habilidades da linguagem verbal mais complexa. O ponto de partida para a realização desta pesquisa foi às atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Nossa pesquisa foi realizada no Centro Educacional Antônio Barbosa Braga em Irauçuba – CE, tendo como sujeitos do estudo os alunos do 3º ano do ensino fundamental. Optamos pó fazer uma pesquisa bibliográfica a luz do teórico COELHO (1991) e outros que tratam do assunto, e por aplicar o teste das quatro palavras e uma frase de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, em cinco alunos, no intuito de identificar em que nível de leitura e escrita eles se encontravam. Sendo assim constatamos nesta pesquisa que as expectativas das crianças diante da escola e do ensino proporcionado por ela não estar mais tão tocante. A falta de estímulo para os estudos reflete nas dificuldades de aprendizagem das crianças que não apresentam nenhuma dificuldade mental ou física. Por tanto estes estudos nos proporcionaram um olhar mais técnico diante de um problema comum na educação básica, a dificuldade na leitura e escrita. Diante deste resultado e na condição de bolsistas do PIBID, nos propomos a apresentar a professora, novos métodos de ensino com base nos teóricos estudados, sendo que os que estavam sendo utilizados não permitiram um aprendizado eficaz para as crianças que em pleno 3º ano do ensino fundamental, ainda se encontram sem ler e escrever.