O presente artigo foi desenvolvido a partir da realização de um estudo, em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Caruaru-PE, tendo como objetivo o levantamento dos mecanismos de uma gestão democrática para a inclusão de alunos com necessidades especiais, voltados ao oferecimento de condições para a efetivação da aprendizagem, bem como a superação dos desafios para garantir o acesso e permanência dos alunos com necessidades educativas especiais. Com o intuito de atender aos objetivos deste estudo, utilizou-se de uma abordagem qualitativa, além de embasamentos das políticas públicas e constitucionais. Com o objetivo de enriquecer o debate, este estudo fundamentou-se em teóricos que fazem o debate da educação inclusiva pautada em uma gestão democrática: Libâneo (2007), Minetto (2008), Cury (2005), Sage (1999), entre outros. Este tipo de gestão está atrelado à disposição de mecanismos legais e à elaboração de ações coletivas que culminam com a participação social no processo de tomada de decisões como recursos apropriados a este público. Constatou-se, pois, no campo de estudo, práticas de tentativas de inclusão, centralizadoras e também discriminatórias.