O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa de formação de professores e tem o objetivo de inserir o licenciando na educação básica para que o mesmo possa ter uma participação direta na escola, desenvolver competências e habilidades e vivenciar à docência na prática. Diante disso, a pesquisa teve o objetivo de verificar as dificuldades encontradas durante a execução do programa Pibid pelos discentes de Ciências Biológicas, campus UFMA, Chapadinha, estado do Maranhão, no período de 2022 a 2024. O estudo teve uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida por meio de uma pesquisa documental, com análise de relatórios escritos pelos bolsistas de iniciação à docência. A análise dos dados consistiram em um processo de categorização de acordo com Bardin. Os bolsistas relataram que tiveram muitas dificuldades durante o programa, mas que foram conseguindo lidar com as adversidades ao longo das vivências e aprendizagens adquiridas com a professora supervisora e a comunidade escolar. Destacaram como dificuldades, a falta de experiência e nervosismo em sala de aula, a falta de autonomia, a falta de conhecimento sobre o ato de planejar e a aplicação de atividades e projetos, além de precisar lidar com o letramento dos alunos de ensino fundamental maior, em que teriam que adaptar algumas atividades para o público em que executavam as atividades do projeto. Diante disso, conclui-se que o programa permitiu conhecer a realidade da escola, identificando as principais dificuldades enfrentadas pelos professores. Além disso, os bolsistas puderam vivenciar tais experiencias e aprender com as adversidades, promovendo a aprendizagem, a interação professor e aluno e, principalmente, a buscar amenizar tais problemas ao longo do processo de execução do programa