DIFICULDADES RELATADAS PELOS BOLSISTAS PIBID NO DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA EM UMA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE CHAPADINHA-MA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112990 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5845 "inscrito_id" => 14639 "titulo" => "DIFICULDADES RELATADAS PELOS BOLSISTAS PIBID NO DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA EM UMA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE CHAPADINHA-MA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa de formação de professores e tem o objetivo de inserir o licenciando na educação básica para que o mesmo possa ter uma participação direta na escola, desenvolver competências e habilidades e vivenciar à docência na prática. Diante disso, a pesquisa teve o objetivo de verificar as dificuldades encontradas durante a execução do programa Pibid pelos discentes de Ciências Biológicas, campus UFMA, Chapadinha, estado do Maranhão, no período de 2022 a 2024. O estudo teve uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida por meio de uma pesquisa documental, com análise de relatórios escritos pelos bolsistas de iniciação à docência. A análise dos dados consistiram em um processo de categorização de acordo com Bardin. Os bolsistas relataram que tiveram muitas dificuldades durante o programa, mas que foram conseguindo lidar com as adversidades ao longo das vivências e aprendizagens adquiridas com a professora supervisora e a comunidade escolar. Destacaram como dificuldades, a falta de experiência e nervosismo em sala de aula, a falta de autonomia, a falta de conhecimento sobre o ato de planejar e a aplicação de atividades e projetos, além de precisar lidar com o letramento dos alunos de ensino fundamental maior, em que teriam que adaptar algumas atividades para o público em que executavam as atividades do projeto. Diante disso, conclui-se que o programa permitiu conhecer a realidade da escola, identificando as principais dificuldades enfrentadas pelos professores. Além disso, os bolsistas puderam vivenciar tais experiencias e aprender com as adversidades, promovendo a aprendizagem, a interação professor e aluno e, principalmente, a buscar amenizar tais problemas ao longo do processo de execução do programa" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14639_TB5845_28102024162122.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIANE SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "FRANCIANE LIMA" "autor_email" => "lima.franciane86@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112990 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5845 "inscrito_id" => 14639 "titulo" => "DIFICULDADES RELATADAS PELOS BOLSISTAS PIBID NO DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA EM UMA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE CHAPADINHA-MA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa de formação de professores e tem o objetivo de inserir o licenciando na educação básica para que o mesmo possa ter uma participação direta na escola, desenvolver competências e habilidades e vivenciar à docência na prática. Diante disso, a pesquisa teve o objetivo de verificar as dificuldades encontradas durante a execução do programa Pibid pelos discentes de Ciências Biológicas, campus UFMA, Chapadinha, estado do Maranhão, no período de 2022 a 2024. O estudo teve uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida por meio de uma pesquisa documental, com análise de relatórios escritos pelos bolsistas de iniciação à docência. A análise dos dados consistiram em um processo de categorização de acordo com Bardin. Os bolsistas relataram que tiveram muitas dificuldades durante o programa, mas que foram conseguindo lidar com as adversidades ao longo das vivências e aprendizagens adquiridas com a professora supervisora e a comunidade escolar. Destacaram como dificuldades, a falta de experiência e nervosismo em sala de aula, a falta de autonomia, a falta de conhecimento sobre o ato de planejar e a aplicação de atividades e projetos, além de precisar lidar com o letramento dos alunos de ensino fundamental maior, em que teriam que adaptar algumas atividades para o público em que executavam as atividades do projeto. Diante disso, conclui-se que o programa permitiu conhecer a realidade da escola, identificando as principais dificuldades enfrentadas pelos professores. Além disso, os bolsistas puderam vivenciar tais experiencias e aprender com as adversidades, promovendo a aprendizagem, a interação professor e aluno e, principalmente, a buscar amenizar tais problemas ao longo do processo de execução do programa" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14639_TB5845_28102024162122.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIANE SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "FRANCIANE LIMA" "autor_email" => "lima.franciane86@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }