Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO: O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO NA BIBLIOTECA ESCOLAR COM ESTUDANTE COM CEGUEIRA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112863
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5669
    "inscrito_id" => 3440
    "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO: O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO NA BIBLIOTECA ESCOLAR COM ESTUDANTE COM CEGUEIRA"
    "resumo" => "Este trabalho é um recorte de uma dissertação de mestrado intitulada “Na palma da mão: o desenvolvimento do pensamento algébrico com estudante com cegueira”. Neste trabalho apresentamos uma das tarefas que envolvem o desenvolvimento do pensamento algébrico e que foi inspirada nas ideias de Nacaráto e Custódio (2018), perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem de Oliveira (2023). Pautada em uma abordagem qualitativa, a produção de dados foi com 24 estudantes videntes e um estudante com cegueira com o pseudônimo Daniel, na biblioteca escolar. Nesse dia, foram utilizados de materiais táteis, como palitos de fósforo e uma sequência recursiva na qual os estudantes deveriam dar continuidade e ter como base para responder as questões da tarefa. Durante a tarefa, os estudantes estavam sentados em cadeiras ao redor de uma mesa redonda, e os grupos foram formados entre 5 a 6 integrantes. O objetivo da tarefa era explorar uma sequência recursiva que crescia de dois em dois. Para registro das respostas dos estudantes foram utilizadas gravação em áudio e gravação em vídeo para o registro dos movimentos dos estudantes. Cada estudante recebeu uma folha A4 contendo sete questões, além de palitos de fósforo e massinha para montarem a sequência. A pesquisadora responsável pela condução do processo. A tarefa foi iniciada com a leitura das questões para a turma e, em seguida, deu início ao trabalho prático. Os resultados deste estudo evidenciam que os estudantes foram diversos em suas respostas, os estudantes conseguiram realizar a generalização e além disso, projetando imagens mentalmente para o processo de continuidade da sequência, raciocínio diferentes de outras sequências e claro, a inclusão no trabalho em grupo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3440_TB5669_27102024123409.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA JÚLIA FRANCO GELL"
    "autor_nome_curto" => "ANA JULIA GELL"
    "autor_email" => "anajuliagell@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112863
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5669
    "inscrito_id" => 3440
    "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO: O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO NA BIBLIOTECA ESCOLAR COM ESTUDANTE COM CEGUEIRA"
    "resumo" => "Este trabalho é um recorte de uma dissertação de mestrado intitulada “Na palma da mão: o desenvolvimento do pensamento algébrico com estudante com cegueira”. Neste trabalho apresentamos uma das tarefas que envolvem o desenvolvimento do pensamento algébrico e que foi inspirada nas ideias de Nacaráto e Custódio (2018), perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem de Oliveira (2023). Pautada em uma abordagem qualitativa, a produção de dados foi com 24 estudantes videntes e um estudante com cegueira com o pseudônimo Daniel, na biblioteca escolar. Nesse dia, foram utilizados de materiais táteis, como palitos de fósforo e uma sequência recursiva na qual os estudantes deveriam dar continuidade e ter como base para responder as questões da tarefa. Durante a tarefa, os estudantes estavam sentados em cadeiras ao redor de uma mesa redonda, e os grupos foram formados entre 5 a 6 integrantes. O objetivo da tarefa era explorar uma sequência recursiva que crescia de dois em dois. Para registro das respostas dos estudantes foram utilizadas gravação em áudio e gravação em vídeo para o registro dos movimentos dos estudantes. Cada estudante recebeu uma folha A4 contendo sete questões, além de palitos de fósforo e massinha para montarem a sequência. A pesquisadora responsável pela condução do processo. A tarefa foi iniciada com a leitura das questões para a turma e, em seguida, deu início ao trabalho prático. Os resultados deste estudo evidenciam que os estudantes foram diversos em suas respostas, os estudantes conseguiram realizar a generalização e além disso, projetando imagens mentalmente para o processo de continuidade da sequência, raciocínio diferentes de outras sequências e claro, a inclusão no trabalho em grupo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3440_TB5669_27102024123409.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA JÚLIA FRANCO GELL"
    "autor_nome_curto" => "ANA JULIA GELL"
    "autor_email" => "anajuliagell@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma dissertação de mestrado intitulada “Na palma da mão: o desenvolvimento do pensamento algébrico com estudante com cegueira”. Neste trabalho apresentamos uma das tarefas que envolvem o desenvolvimento do pensamento algébrico e que foi inspirada nas ideias de Nacaráto e Custódio (2018), perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem de Oliveira (2023). Pautada em uma abordagem qualitativa, a produção de dados foi com 24 estudantes videntes e um estudante com cegueira com o pseudônimo Daniel, na biblioteca escolar. Nesse dia, foram utilizados de materiais táteis, como palitos de fósforo e uma sequência recursiva na qual os estudantes deveriam dar continuidade e ter como base para responder as questões da tarefa. Durante a tarefa, os estudantes estavam sentados em cadeiras ao redor de uma mesa redonda, e os grupos foram formados entre 5 a 6 integrantes. O objetivo da tarefa era explorar uma sequência recursiva que crescia de dois em dois. Para registro das respostas dos estudantes foram utilizadas gravação em áudio e gravação em vídeo para o registro dos movimentos dos estudantes. Cada estudante recebeu uma folha A4 contendo sete questões, além de palitos de fósforo e massinha para montarem a sequência. A pesquisadora responsável pela condução do processo. A tarefa foi iniciada com a leitura das questões para a turma e, em seguida, deu início ao trabalho prático. Os resultados deste estudo evidenciam que os estudantes foram diversos em suas respostas, os estudantes conseguiram realizar a generalização e além disso, projetando imagens mentalmente para o processo de continuidade da sequência, raciocínio diferentes de outras sequências e claro, a inclusão no trabalho em grupo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.