O trabalho ora apresentado tem o intento de discutir as implicações e os desdobramentos da lei nº 14.113/2020 (novo Fundeb), especialmente com o indicador Valor Aluno Ano ResultadoVAAR , desdobrando nos resultados verificados no Sistema de Avaliação Baiano da Educação – Sabe. Além disso, o estudo visa problematizar a garantia da qualidade e equidade no acesso às escolas e promover a evolução da educação na Bahia e como esses dados são apresentados e verificados em Cairu-BA. Nele, são analisados os resultados e o destaque do município em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental. Ante ao exposto, a Secretaria de Educação de Cairu estabeleceu metas, ações e objetivos com vista a melhoria dos índices de desempenho, tanto no nível da secretaria municipal de educação quanto das escolas, tornando referência no Baixo Sul da Bahia. Portanto, pretendemos descrever e analisar a forma pela qual essas avaliações impactam nas decisões e ações no âmbito de uma rede municipal de ensino. As evidências foram coletadas com a secretária de educação da rede e os gestores das escolas, coordenadores, com análise dos dados disponibilizados pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Os resultados mostram não apenas as ações adotadas na rede, mas também indícios de uma prática continua de planejamento colaborativo e formação continuada dos profissionais da educação. As sustentações teóricas partem das (re)leituras de Freitas (2014), Gatti (2013;2014), Libâneo (2018) e Mendes (2015).