Os jogos didáticos são instrumentos cruciais para o processo de ensino e aprendizagem, sendo uma metodologia ativa de suma importância para a abordagem de conteúdos de Ciências Biológicas, especialmente as áreas ditas complexas e abstratas, sobretudo, a genética. Nesse sentido, objetivou-se com este trabalho aplicar uma adaptação do jogo ludo para o ensino da genética, enfatizando a 1ª e 2ª Lei de Mendel para as turmas de 3º ano. O jogo foi aplicado em três escolar de ensino médio, sendo elas o Centro de Ensino Governador Archer, Nascimento de Morais e Colégio Militar Tiradentes II. Em sala, os alunos foram organizados em 4 equipes para jogarem o jogo. Mediante supracitado, notou-se que os alunos interagiram de melhor modo, em relação as perguntas referentes a 1ª lei, haja vista, a simplicidade desta comparada a 2ª. Outro ponto em destaque, foi uma leve dificuldade nas respostas contendo mais de duas assertivas, posto que devido a competitividade e o tempo (1 minuto) para a resolução, os estudantes agiram por impulsividade errando assim questões de níveis fácil a médio. Contudo, verificou-se que os discentes de modo geral apresentaram domínio dos conceitos básicos utilizados no jogo, dito isso, evidenciou-se que o jogo contribuiu de forma eficaz para com a fixação da temática em destaque. Portanto, a implementação de jogos lúdicos no ensino de genética é essencial para a desconstrução dos paradigmas pertencentes ao ensino tradicional. Nesse ensejo, é notório que a prática de jogos no ensino promove o desenvolvimento de habilidades diversas nos discentes, tais como: motivação, engajamento, comunicação, raciocínio, trabalhos em equipe dentre outros. Ademais, é imprescindível salientar metodologias ativas com intuito de promover um ensino significativo, corroborando para uma tênue construção de saberes científicos.