A presente pesquisa faz referência a análise da escrita acadêmica das produções textuais, em específico, o gênero TCC, realizadas pelos alunos do 8º período do Curso de Pedagogia da UEMA no ano de 2022, financiada pelo programa institucional de bolsas de iniciação científica (PIBIC). Essa pesquisa está fundamentada em teóricos que estudam essa temática, e que proferem a importância da elaboração de textos acadêmicos para o êxito profissional. Esse estudo fará uso da abordagem qualitativa, tendo em vista que descreve de forma profunda e particular a análise dos dados levantados. A necessidade de estudar a respeito dessa problemática parte do pressuposto da alfabetização e do letramento, que são fundamentais na vida dos estudantes. A alfabetização é entendida como um processo de obtenção da escrita alfabética, ou seja, é a decodificação das letras e as associações dos sons, que respectivamente, são utilizadas para leitura e escrita. Por sua vez, o letramento é uma capacidade de envolver a língua escrita e falada em práticas sociais. Portanto, partindo dessas bases que estão ligadas diretamente ao curso de Pedagogia, é imprescindível que os alunos sejam estimulados e preparados para produzirem a escrita acadêmica de maneira que possibilitem o desenvolvimento de habilidades de letramento acadêmico para além da sala de aula. Em síntese, investigou-se os possíveis problemas nas produções dos TCCS dos alunos e para identificá-los de forma concreta, foi feita uma análise nos elementos como resumo, introdução, metodologia e considerações finais. Foram identificados problemas como erros gramaticais e ortográficos, erros de formalização dentro do padrão acadêmico ABNT, descuido quanto a escrita técnica, repetições de parágrafos e etc. Dessa forma, é provável que muitas dessas dificuldades que foram encontradas sejam resultados da falta do letramento acadêmico e das capacidades linguísticas não exigidas dos estudantes dentro do ambiente institucional.