Esse relato de experiência tem como objetivo descrever a oficina pedagogia realizada com as crianças do MST, a relação dialógica criada e seus resultados e de compreender a questão de gênero problematizada. A oficina trabalhada abordou a relação de gênero com tema sobre a vida de Margarida Maria Alves suas contribuições para a classe trabalhadora sem terra e para o feminismo na Paraíba, na perspectiva de conscientizar sobre a nossa relação gênero; e desenvolver relações saudáveis. As oficina foi pensado a partir da leitura e reflexão das obras de BATISTA (2009), CALDART (2004), FERREIRA (2007) e FREIRE (2010), tivemos ótima interação, uma relação de aprendizagem dialógica permitindo a todos aprender com base na realidade, vivência e contribuição de cada uma das crianças, nos permitindo realizar a relação teoria e prática de forma dialógica e inovadora, de fundamental importância esse momento de diálogo e formação entre as crianças do Movimento Sem Terra e nós educadores, tivemos a oportunidade de conhecer também Margarida através das diferentes leituras e contribuições das crianças.