O estudo que se segue tem como objetivo discutir as formas de subjetivação atreladas às questões de gênero, estabelecendo um breve paralelo entre a série de animação nipônica Strawberry Eggs e a obra maior de João Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas, no que se refere à presença do desejo homoerótico em ambas as obras. Sendo a literatura um espaço de discussão de temas que a cultura tende a classificar no rol do tabu, o foco incidirá nas performances de gênero presentes na cultura japonesa e ocidental, bem como nos elementos comuns à visão do masculino e do feminino em ambos os hemisférios. Inicialmente, proceder-se-á a um aprofundamento da literatura pop japonesa enquanto fenômeno característico da contemporaneidade. Posteriormente, quando da discussão das performances de gênero dentro da série de animação, estabelecer-se-á um paralelo entre os arquétipos de gênero tomando como referência o conceito de imaginário proposto por Bachelard. Tanto a narrativa nipônica quanto a narrativa roseana colocam em xeque o binarismo masculino/feminino a partir da figura de um personagem crossdresser, que renuncia voluntariamente às insígnias de gênero determinadas pela cultura, para alcançar um objetivo maior, culminando numa experiência de morte – uma real e a outra simbólica – que produz grande consternação no ambiente ao seu redor.