Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA COM A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107235
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 292
    "inscrito_id" => 2208
    "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA COM A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Na Educação Infantil inicia-se de forma intencional o acesso da criança com o patrimônio cultural, uma vez que é nesta etapa da educação básica que a criança se aproxima da escrita com o auxílio do professor. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar ações realizadas em torno do processo de aquisição da escrita na Educação Infantil experienciadas no âmbito da Educação Infantil através do Programa Residência Pedagógica. Este estudo, do tipo qualitativo, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental, além da análise documental. Constatou-se estratégias desenvolvidas pela professora preceptora e residentes, tais como: comentar as histórias lidas; recontar as histórias lidas e inventar novas histórias a partir das histórias lidas possibilitou às crianças pensarem sobre o sistema de escrita. Considera-se, finalmente, que promover o contato com a escrita na Educação Infantil contribui para o desenvolvimento da criança, bem como garante o seu direito de acesso ao patrimônio cultural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2208_TB292_25042024180520.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSELY MARIA SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROSELY"
    "autor_email" => "mrosely766@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107235
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 292
    "inscrito_id" => 2208
    "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA COM A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Na Educação Infantil inicia-se de forma intencional o acesso da criança com o patrimônio cultural, uma vez que é nesta etapa da educação básica que a criança se aproxima da escrita com o auxílio do professor. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar ações realizadas em torno do processo de aquisição da escrita na Educação Infantil experienciadas no âmbito da Educação Infantil através do Programa Residência Pedagógica. Este estudo, do tipo qualitativo, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental, além da análise documental. Constatou-se estratégias desenvolvidas pela professora preceptora e residentes, tais como: comentar as histórias lidas; recontar as histórias lidas e inventar novas histórias a partir das histórias lidas possibilitou às crianças pensarem sobre o sistema de escrita. Considera-se, finalmente, que promover o contato com a escrita na Educação Infantil contribui para o desenvolvimento da criança, bem como garante o seu direito de acesso ao patrimônio cultural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2208_TB292_25042024180520.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSELY MARIA SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROSELY"
    "autor_email" => "mrosely766@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Na Educação Infantil inicia-se de forma intencional o acesso da criança com o patrimônio cultural, uma vez que é nesta etapa da educação básica que a criança se aproxima da escrita com o auxílio do professor. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar ações realizadas em torno do processo de aquisição da escrita na Educação Infantil experienciadas no âmbito da Educação Infantil através do Programa Residência Pedagógica. Este estudo, do tipo qualitativo, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental, além da análise documental. Constatou-se estratégias desenvolvidas pela professora preceptora e residentes, tais como: comentar as histórias lidas; recontar as histórias lidas e inventar novas histórias a partir das histórias lidas possibilitou às crianças pensarem sobre o sistema de escrita. Considera-se, finalmente, que promover o contato com a escrita na Educação Infantil contribui para o desenvolvimento da criança, bem como garante o seu direito de acesso ao patrimônio cultural.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.