Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

SER PROFESSOR(A) :A EXPERIÊNCIA E A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE EDUCACIONAL NO PIBID DE HISTÓRIA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 03: Políticas públicas e identidade docente
0 of 0
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107330 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 481 "inscrito_id" => 2867 "titulo" => "SER PROFESSOR(A) :A EXPERIÊNCIA E A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE EDUCACIONAL NO PIBID DE HISTÓRIA." "resumo" => "A partir da experiência adquirida com os projetos e temáticas abordadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com turmas de primeiros e segundos anos do Novo Ensino Médio na Escola Estadual Almeida Cavalcanti, zona urbana situada no município de Palmeira dos Índios, Alagoas, é apresentada neste trabalho a contribuição do Programa para a construção da identidade docente e a importância das novas propostas didáticas aplicadas em sala de aula. A pesquisa ocorreu por meio de observação participante amparada em Malinowski (1978), com o envolvimento do pesquisador e sua participação em campo, e a metodologia aplicada foi embasada nos pressupostos teóricos de Freire (1996) com a temática da autonomia educacional e seu amadurecimento dentro e fora do ambiente escolar de Pimenta (1997) e os saberes e práticas da docência focados na identidade do professor. Portanto, foi através da vivência em sala de aula juntamente com as teorias destes autores que se deu esta pesquisa.A partir da experiência adquirida com os projetos e temáticas abordadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com turmas de primei" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 03: Políticas públicas e identidade docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2867_TB481_25042024000138.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JHEISY NAIR ROCHA DE MENEZES" "autor_nome_curto" => "JHEISY" "autor_email" => "jheisymenezes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107330 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 481 "inscrito_id" => 2867 "titulo" => "SER PROFESSOR(A) :A EXPERIÊNCIA E A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE EDUCACIONAL NO PIBID DE HISTÓRIA." "resumo" => "A partir da experiência adquirida com os projetos e temáticas abordadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com turmas de primeiros e segundos anos do Novo Ensino Médio na Escola Estadual Almeida Cavalcanti, zona urbana situada no município de Palmeira dos Índios, Alagoas, é apresentada neste trabalho a contribuição do Programa para a construção da identidade docente e a importância das novas propostas didáticas aplicadas em sala de aula. A pesquisa ocorreu por meio de observação participante amparada em Malinowski (1978), com o envolvimento do pesquisador e sua participação em campo, e a metodologia aplicada foi embasada nos pressupostos teóricos de Freire (1996) com a temática da autonomia educacional e seu amadurecimento dentro e fora do ambiente escolar de Pimenta (1997) e os saberes e práticas da docência focados na identidade do professor. Portanto, foi através da vivência em sala de aula juntamente com as teorias destes autores que se deu esta pesquisa.A partir da experiência adquirida com os projetos e temáticas abordadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com turmas de primei" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 03: Políticas públicas e identidade docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2867_TB481_25042024000138.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JHEISY NAIR ROCHA DE MENEZES" "autor_nome_curto" => "JHEISY" "autor_email" => "jheisymenezes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

A partir da experiência adquirida com os projetos e temáticas abordadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com turmas de primeiros e segundos anos do Novo Ensino Médio na Escola Estadual Almeida Cavalcanti, zona urbana situada no município de Palmeira dos Índios, Alagoas, é apresentada neste trabalho a contribuição do Programa para a construção da identidade docente e a importância das novas propostas didáticas aplicadas em sala de aula. A pesquisa ocorreu por meio de observação participante amparada em Malinowski (1978), com o envolvimento do pesquisador e sua participação em campo, e a metodologia aplicada foi embasada nos pressupostos teóricos de Freire (1996) com a temática da autonomia educacional e seu amadurecimento dentro e fora do ambiente escolar de Pimenta (1997) e os saberes e práticas da docência focados na identidade do professor. Portanto, foi através da vivência em sala de aula juntamente com as teorias destes autores que se deu esta pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.