Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

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Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este relato tem como objetivo apresentar as vivências de uma licencianda residente do Programa Residência Pedagógica (PRP), no curso de licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Feira de Santana, Bahia. As reflexões apresentadas versaram sobre as atividades de observação, coparticipação e regência, desenvolvidas em quatro turmas da 2ª e 3ª séries e uma turma da 1ª série do Eixo juvenil, do Ensino Médio, do Colégio de Tempo Integral de Iraquara (CETII), localizada no município de Iraquara-BA, entre os meses de abril e novembro de 2023. Para realizar o PRP, a licencianda realizou visitas no campo de atuação, análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), planejamento das práticas de ensino, observações das aulas desenvolvidas pelo preceptor, coparticipação e a regência. Os resultados e conclusões iniciais evidenciam a necessidade de uma melhor forma de organização, no que tange a atualização do PPP, como também da importância de elementos somáticos que contribuam para assegurar a continuidade do aluno nas aulas e, com isso, garantir a sua aprendizagem. Ademais, o PRP contribuiu, de maneira significativa, no preenchimento das lacunas necessárias para a formação identitária docente por parte da licencianda, como também melhor prepará-la para a sua futura atuação profissional.

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