Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

CONSTRUINDO A PROFISSÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS DE RESIDENTES NA ESCOLA FREI MIGUEL DE BULHÕES EM SÃO MIGUEL DO GUAMÁ/PA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação inicial e continuada docente
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107687
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1101
    "inscrito_id" => 711
    "titulo" => "CONSTRUINDO A PROFISSÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS DE RESIDENTES NA ESCOLA FREI MIGUEL DE BULHÕES EM SÃO MIGUEL DO GUAMÁ/PA"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica, coordenado pela CAPES, visa complementar a formação de futuros professores em cursos de licenciatura, desenvolvendo projetos institucionais em parceria com escolas. Um subprojeto de PRP, foi iniciado pela UEPA, campus de São Miguel, com duração de 18 meses, na Escola Frei Miguel de Bulhões, em São Miguel do Guamá/PA. Os residentes foram introduzidos na vida escolar e entenderam a importância da sociologia e história para a docência. A pesquisa qualitativa investigou a formação inicial de professores, com base em autores especialistas na área de formação de professores. Os residentes passaram por fases de exploração e estabilização da profissão, destacando-se a regência como momento significativo. A integração entre teoria e prática promovida pela residência pedagógica contribuiu para uma compreensão mais profunda dos desafios da docência e fortalecimento da identidade profissional dos futuros professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID711_TB1101_24042024162711.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANCA DA SILVA MOURA"
    "autor_nome_curto" => "BIANCA"
    "autor_email" => "biancasilva4007@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107687
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1101
    "inscrito_id" => 711
    "titulo" => "CONSTRUINDO A PROFISSÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS DE RESIDENTES NA ESCOLA FREI MIGUEL DE BULHÕES EM SÃO MIGUEL DO GUAMÁ/PA"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica, coordenado pela CAPES, visa complementar a formação de futuros professores em cursos de licenciatura, desenvolvendo projetos institucionais em parceria com escolas. Um subprojeto de PRP, foi iniciado pela UEPA, campus de São Miguel, com duração de 18 meses, na Escola Frei Miguel de Bulhões, em São Miguel do Guamá/PA. Os residentes foram introduzidos na vida escolar e entenderam a importância da sociologia e história para a docência. A pesquisa qualitativa investigou a formação inicial de professores, com base em autores especialistas na área de formação de professores. Os residentes passaram por fases de exploração e estabilização da profissão, destacando-se a regência como momento significativo. A integração entre teoria e prática promovida pela residência pedagógica contribuiu para uma compreensão mais profunda dos desafios da docência e fortalecimento da identidade profissional dos futuros professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID711_TB1101_24042024162711.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANCA DA SILVA MOURA"
    "autor_nome_curto" => "BIANCA"
    "autor_email" => "biancasilva4007@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O Programa Residência Pedagógica, coordenado pela CAPES, visa complementar a formação de futuros professores em cursos de licenciatura, desenvolvendo projetos institucionais em parceria com escolas. Um subprojeto de PRP, foi iniciado pela UEPA, campus de São Miguel, com duração de 18 meses, na Escola Frei Miguel de Bulhões, em São Miguel do Guamá/PA. Os residentes foram introduzidos na vida escolar e entenderam a importância da sociologia e história para a docência. A pesquisa qualitativa investigou a formação inicial de professores, com base em autores especialistas na área de formação de professores. Os residentes passaram por fases de exploração e estabilização da profissão, destacando-se a regência como momento significativo. A integração entre teoria e prática promovida pela residência pedagógica contribuiu para uma compreensão mais profunda dos desafios da docência e fortalecimento da identidade profissional dos futuros professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.