Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

A UTILIZAÇÃO DE CHARGES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107097
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 70
    "inscrito_id" => 242
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE CHARGES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO"
    "resumo" => "No cenário atual entende-se que um dos principais desafios da educação, em especial do professor de Geografia, reside na busca por estratégias de ensino que promovam uma aprendizagem significativa e contribuam para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Dentro desse contexto, esse estudo propõe uma reflexão sobre a relevância da utilização de charges como ferramenta metodológica no ensino de Geografia. Considerando que esse tipo de material aborda de maneira humorística e irônica questões sociais, ele se revela um recurso eficaz no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando aos alunos refletir sobre as dinâmicas do cotidiano. Para tanto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica seguido de uma atividade in lócus, na Escola Estadual de Tempo Integral Dr. José Fernandes de Melo, na turma de 3ª Série do Ensino Médio, onde se trabalhou a temática de migrações a partir da análise de algumas charges, bem como a produção por parte dos próprios alunos de charges no intuito de desenvolver a criticidade dos alunos. A partir dos resultados obtidos, percebe-se que a utilização das charges no ensino de Geografia se configura como uma metodologia proveitosa, tendo em vista que foi evidenciado que a utilização de charges no ensino de Geografia não apenas enriquece o processo de aprendizagem, mas também contribui para o desenvolvimento de uma consciência crítica em relação aos desafios enfrentados pela sociedade contemporânea."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID242_TB70_20042024080940.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO CHARLES PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Francisco Charl"
    "autor_email" => "franciscochqrles5@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107097
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 70
    "inscrito_id" => 242
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE CHARGES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO"
    "resumo" => "No cenário atual entende-se que um dos principais desafios da educação, em especial do professor de Geografia, reside na busca por estratégias de ensino que promovam uma aprendizagem significativa e contribuam para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Dentro desse contexto, esse estudo propõe uma reflexão sobre a relevância da utilização de charges como ferramenta metodológica no ensino de Geografia. Considerando que esse tipo de material aborda de maneira humorística e irônica questões sociais, ele se revela um recurso eficaz no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando aos alunos refletir sobre as dinâmicas do cotidiano. Para tanto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica seguido de uma atividade in lócus, na Escola Estadual de Tempo Integral Dr. José Fernandes de Melo, na turma de 3ª Série do Ensino Médio, onde se trabalhou a temática de migrações a partir da análise de algumas charges, bem como a produção por parte dos próprios alunos de charges no intuito de desenvolver a criticidade dos alunos. A partir dos resultados obtidos, percebe-se que a utilização das charges no ensino de Geografia se configura como uma metodologia proveitosa, tendo em vista que foi evidenciado que a utilização de charges no ensino de Geografia não apenas enriquece o processo de aprendizagem, mas também contribui para o desenvolvimento de uma consciência crítica em relação aos desafios enfrentados pela sociedade contemporânea."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID242_TB70_20042024080940.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO CHARLES PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Francisco Charl"
    "autor_email" => "franciscochqrles5@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

No cenário atual entende-se que um dos principais desafios da educação, em especial do professor de Geografia, reside na busca por estratégias de ensino que promovam uma aprendizagem significativa e contribuam para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Dentro desse contexto, esse estudo propõe uma reflexão sobre a relevância da utilização de charges como ferramenta metodológica no ensino de Geografia. Considerando que esse tipo de material aborda de maneira humorística e irônica questões sociais, ele se revela um recurso eficaz no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando aos alunos refletir sobre as dinâmicas do cotidiano. Para tanto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica seguido de uma atividade in lócus, na Escola Estadual de Tempo Integral Dr. José Fernandes de Melo, na turma de 3ª Série do Ensino Médio, onde se trabalhou a temática de migrações a partir da análise de algumas charges, bem como a produção por parte dos próprios alunos de charges no intuito de desenvolver a criticidade dos alunos. A partir dos resultados obtidos, percebe-se que a utilização das charges no ensino de Geografia se configura como uma metodologia proveitosa, tendo em vista que foi evidenciado que a utilização de charges no ensino de Geografia não apenas enriquece o processo de aprendizagem, mas também contribui para o desenvolvimento de uma consciência crítica em relação aos desafios enfrentados pela sociedade contemporânea.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.