Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA DO CAMPO, EM CAMETÁ, PARÁ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 05: Educação, diversidade e inclusão social
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107708
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1142
    "inscrito_id" => 563
    "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA DO CAMPO, EM CAMETÁ, PARÁ"
    "resumo" => "O presente trabalho é resultado das observações do Projeto PIBID Educação do campo (ciências) e Geografia onde emerge a temática da educação inclusiva nas aulas de Geografia na escola do Campo. Ele teve como objetivo principal contribuir a partir do Projeto Interdisciplinar Ciências e Geografia (PIBID/UFPA) na aplicação de metodologias para auxilio nas aulas de Geografia, com atenção voltada aos estudantes deficientes. Elaboramos essa proposta a partir do desafio da formação continuada de Professores de Geografia em Escola do campo, tendo em vista pensar formas de minimizar as dificuldades no atendimento na sala de AEE na escola Municipal Demóstenes Ranieri, lócus do Projeto PIBID. A metodologia se constitui no levantamento da bibliografia pertinente, na observação das aulas de Geografia e no atendimento aos alunos com deficiência. Depois, propomos a construção de oficinas que delimitam uma proposta mais pertinente no processo de ensino, a fim de atenuar paulatinamente no processo de aprendizagem em alguns conteúdos/aulas da disciplina. Assim, analisamos como foi posto o desafio da educação Inclusiva em desenvolver uma metodologia de ensino nas aulas de Geografia focada no aluno deficiente e onde diretores, coordenadores, professores e profissionais especializados estejam alinhados em buscar estratégias e soluções pedagógicas para atender ao processo de ensino e aprendizagem e no atendimento aos alunos com necessidade especiais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID563_TB1142_19042024115728.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHON LENO FIGUEIREDO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Jhon Figueiredo"
    "autor_email" => "jleno5944@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107708
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1142
    "inscrito_id" => 563
    "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA DO CAMPO, EM CAMETÁ, PARÁ"
    "resumo" => "O presente trabalho é resultado das observações do Projeto PIBID Educação do campo (ciências) e Geografia onde emerge a temática da educação inclusiva nas aulas de Geografia na escola do Campo. Ele teve como objetivo principal contribuir a partir do Projeto Interdisciplinar Ciências e Geografia (PIBID/UFPA) na aplicação de metodologias para auxilio nas aulas de Geografia, com atenção voltada aos estudantes deficientes. Elaboramos essa proposta a partir do desafio da formação continuada de Professores de Geografia em Escola do campo, tendo em vista pensar formas de minimizar as dificuldades no atendimento na sala de AEE na escola Municipal Demóstenes Ranieri, lócus do Projeto PIBID. A metodologia se constitui no levantamento da bibliografia pertinente, na observação das aulas de Geografia e no atendimento aos alunos com deficiência. Depois, propomos a construção de oficinas que delimitam uma proposta mais pertinente no processo de ensino, a fim de atenuar paulatinamente no processo de aprendizagem em alguns conteúdos/aulas da disciplina. Assim, analisamos como foi posto o desafio da educação Inclusiva em desenvolver uma metodologia de ensino nas aulas de Geografia focada no aluno deficiente e onde diretores, coordenadores, professores e profissionais especializados estejam alinhados em buscar estratégias e soluções pedagógicas para atender ao processo de ensino e aprendizagem e no atendimento aos alunos com necessidade especiais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID563_TB1142_19042024115728.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHON LENO FIGUEIREDO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Jhon Figueiredo"
    "autor_email" => "jleno5944@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O presente trabalho é resultado das observações do Projeto PIBID Educação do campo (ciências) e Geografia onde emerge a temática da educação inclusiva nas aulas de Geografia na escola do Campo. Ele teve como objetivo principal contribuir a partir do Projeto Interdisciplinar Ciências e Geografia (PIBID/UFPA) na aplicação de metodologias para auxilio nas aulas de Geografia, com atenção voltada aos estudantes deficientes. Elaboramos essa proposta a partir do desafio da formação continuada de Professores de Geografia em Escola do campo, tendo em vista pensar formas de minimizar as dificuldades no atendimento na sala de AEE na escola Municipal Demóstenes Ranieri, lócus do Projeto PIBID. A metodologia se constitui no levantamento da bibliografia pertinente, na observação das aulas de Geografia e no atendimento aos alunos com deficiência. Depois, propomos a construção de oficinas que delimitam uma proposta mais pertinente no processo de ensino, a fim de atenuar paulatinamente no processo de aprendizagem em alguns conteúdos/aulas da disciplina. Assim, analisamos como foi posto o desafio da educação Inclusiva em desenvolver uma metodologia de ensino nas aulas de Geografia focada no aluno deficiente e onde diretores, coordenadores, professores e profissionais especializados estejam alinhados em buscar estratégias e soluções pedagógicas para atender ao processo de ensino e aprendizagem e no atendimento aos alunos com necessidade especiais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.