Artigo Anais XI CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

GÊNERO E SEXUALIDADE SOB A ÓTICA DOS FUTUROS DOCENTES DO CURSO DE HISTÓRIA DA UFRN

Palavra-chaves: DOCÊNCIA, HISTÓRIA, GÊNERO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Gênero, Sexualidades e Educação
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Irreversivelmente, os debates acerca das questões de gênero e da sexualidade adentram no espaço escolar, promovidos, mesmo que de forma superficial, pelos diversos meio de comunicação. Investigar, debater e refletir sobre este tema, se torna cada vez mais necessário no ambiente acadêmico de formação dos futuros docentes. Apesar dos avanços nas discussões, ainda existe uma clara precariedade da inclusão da discussão de gênero e sexualidade na formação dos profissionais da educação, iniciado pela construção dos currículos, os quais colocam esta discussão em disciplinas optativas. 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Publicado em 03 de junho de 2015

Resumo

Este artigo tem como proposta a reflexão sobre a formação docente e a sua relação com a capacitação para um ensino que promova relações iguais na educação básica, particularmente nas questões de gênero e diversidade sexual. As reflexões estão pautadas em discussões bibliográficas e pesquisas de campo com os próprios docentes em formação, em especial, na área da História. Irreversivelmente, os debates acerca das questões de gênero e da sexualidade adentram no espaço escolar, promovidos, mesmo que de forma superficial, pelos diversos meio de comunicação. Investigar, debater e refletir sobre este tema, se torna cada vez mais necessário no ambiente acadêmico de formação dos futuros docentes. Apesar dos avanços nas discussões, ainda existe uma clara precariedade da inclusão da discussão de gênero e sexualidade na formação dos profissionais da educação, iniciado pela construção dos currículos, os quais colocam esta discussão em disciplinas optativas. Destarte, pensar sexo, gênero e raça como política é uma questão imprescindível na formação docente, da mesma forma como a nossa postura diante desses temas.

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