Este artigo, trata-se de uma narrativa do processo de experiência como Residente em Sociologia, a partir da inserção em duas escolas públicas na cidade de Campina Grande-PB, em dois modelos diferentes, sendo elas a Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira. A primeira tem por supervisão o professor Rafael Leal Matos, e a segunda a Professora Laudilene Barbosa Silva. A atividade da Residência Pedagógica foi desenvolvida através de um período de observação participante, ministração/regência de aulas dentro dos conteúdos dos professores, participação nas atividades da escola, como acolhimentos e recepção, bem como reuniões de planejamento e o desenvolvimento dos projetos de intervenção dentro das escolas. A primeira escola na qual o projeto foi realizado, tratamos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030, em específico a “Igualdade de Gênero” e “Paz, justiça e instituições eficazes”, já na segunda escola, desenvolvemos atividades culturais, e a valorização da auto estima das alunas, alunos e alunos pretos, tudo isso, em comemoração ao mês da consciência negra, em novembro de 2023. Portanto, esse processo participativo da residência pedagógica, não só contribui para uma inserção do Licenciando/Residente dentro do espaço escolar, como também, auxilia na jornada de preparação e experiência como professor, visando o contexto político e social que a educação se encontra hoje.