O referido relatório tem a finalidade de apresentar as experiências e práticas docentes vivenciadas pelos alunos residentes da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, campus I, desenvolvida pela Coordenação de Pessoas de Nível Superior (CAPES). A prática de intervenção docente teve a duração de dezoito (18) meses na escola campo ECIT Severino Cabral situada na cidade de Campina Grande-PB. O relato das práticas desenvolvidas envolvem as observações, as preparações das aulas e as intervenções aplicadas pelos alunos residentes do programa, como também, as vivências dos momentos formativos, as experiências como ministrantes dos minicursos complementares, a participação e colaboração nos projetos interdisciplinares desenvolvidos pela escola campo, que agregaram na caminhada acadêmica de cada residente e também na minha, enquanto preceptor um rico acervo cultural e acadêmico. Durante o desenvolvimento desse projeto pudemos observar que as intervenções do Programa Residência Pedagógica (RPR) trouxeram para os residentes uma maior aproximação com a realidade da prática desenvolvida no cotidiano de um educador, mostrando assim, uma realidade muitas vezes só é vista quando a mesma é vivenciada em tempo real.