Entende-se sobre Soberania Alimentar o direito que as populações têm de definir as estratégias sustentáveis de produção e de consumo de alimento. Os estudos etnobotânicos visam resgatar os conhecimentos das populações tradicionais, mostrando como utilizar as plantas como meio de desenvolvimento econômico. Dentre as plantas disponíveis no planeta, merecem destaque, nesse estudo, as Plantas Alimentícias Não Convencionais - PANC. Essas se caracterizam por possuir um ou mais usos, com destaque para a alimentação alternativa para diminuir a desnutrição, dentre outros. As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) são tradicionalmente conhecidas como erva ou “mato”. Elas possuem significativo valor nutritivo por serem fonte de vitaminas, sais minerais, carboidratos e proteínas que podem fazer parte da cadeia alimentar ao serem consumidas como alimento alternativo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção ambiental dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental da Universidade Federal de Sergipe, no Campus São Cristóvão, no tocante a diversidade e propagação de plantas, abordando espécies de PANC. Realizou-se para isso, pesquisa bibliográfica nas bases de dados dos periódicos da CAPES e outras bases de dados. Os procedimentos metodológicos de observação direta do ambiente e o registro fotográfico das atividades desenvolvidas, como a aplicação de questionários semiestruturado e atividade de propagação de plantas junto ao grupo de alunos do Colégio de Aplicação – CODAP. Ao final foi possível concluir que por meio de estudos e práticas de Educação Ambiental, é possível refletir e construir estratégias que tornem o contexto escolar e a comunidade em espaços de aprendizagem e de promoção do bem-estar físico, mental, social e ambiental além de concluir que os estudantes do 6º não demonstraram ter conhecimento sobre as plantas, seja alimentícia ou não.