Artigo CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-90-8

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS FORMAIS NO CONTEXTO DA SOBERANIA ALIMENTAR

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 14 - Educação Ambiental
"2024-01-24 13:23:15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105719
    "edicao_id" => 334
    "trabalho_id" => 6286
    "inscrito_id" => 9217
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS FORMAIS NO CONTEXTO DA SOBERANIA ALIMENTAR"
    "resumo" => "Entende-se sobre Soberania Alimentar o direito que as populações têm de definir as estratégias sustentáveis de produção e de consumo de alimento. Os estudos etnobotânicos visam resgatar os conhecimentos das populações tradicionais, mostrando como utilizar as plantas como meio de desenvolvimento econômico. Dentre as plantas disponíveis no planeta, merecem destaque, nesse estudo, as Plantas Alimentícias Não Convencionais - PANC. Essas se caracterizam por possuir um ou mais usos, com destaque para a alimentação alternativa para diminuir a desnutrição, dentre outros. As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) são tradicionalmente conhecidas como erva ou “mato”. Elas possuem significativo valor nutritivo por serem fonte de vitaminas, sais minerais, carboidratos e proteínas que podem fazer parte da cadeia alimentar ao serem consumidas como alimento alternativo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção ambiental dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental da Universidade Federal de Sergipe, no Campus São Cristóvão, no tocante a diversidade e propagação de plantas, abordando espécies de PANC. Realizou-se para isso, pesquisa bibliográfica nas bases de dados dos periódicos da CAPES e outras bases de dados. Os procedimentos metodológicos de observação direta do ambiente e o registro fotográfico das atividades desenvolvidas, como a aplicação de questionários semiestruturado e atividade de propagação de plantas junto ao grupo de alunos do Colégio de Aplicação – CODAP. Ao final foi possível concluir que por meio de estudos e práticas de Educação Ambiental, é possível refletir e construir estratégias que tornem o contexto escolar e a comunidade em espaços de aprendizagem e de promoção do bem-estar físico, mental, social e ambiental além de concluir que os estudantes do 6º não demonstraram ter conhecimento sobre as plantas, seja alimentícia ou não."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID9217_TB6286_20062023190723.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:27:34"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE NEYRE ALMEIDA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE NEYRE"
    "autor_email" => "neyrecristiane@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:23:15"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105719
    "edicao_id" => 334
    "trabalho_id" => 6286
    "inscrito_id" => 9217
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS FORMAIS NO CONTEXTO DA SOBERANIA ALIMENTAR"
    "resumo" => "Entende-se sobre Soberania Alimentar o direito que as populações têm de definir as estratégias sustentáveis de produção e de consumo de alimento. Os estudos etnobotânicos visam resgatar os conhecimentos das populações tradicionais, mostrando como utilizar as plantas como meio de desenvolvimento econômico. Dentre as plantas disponíveis no planeta, merecem destaque, nesse estudo, as Plantas Alimentícias Não Convencionais - PANC. Essas se caracterizam por possuir um ou mais usos, com destaque para a alimentação alternativa para diminuir a desnutrição, dentre outros. As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) são tradicionalmente conhecidas como erva ou “mato”. Elas possuem significativo valor nutritivo por serem fonte de vitaminas, sais minerais, carboidratos e proteínas que podem fazer parte da cadeia alimentar ao serem consumidas como alimento alternativo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção ambiental dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental da Universidade Federal de Sergipe, no Campus São Cristóvão, no tocante a diversidade e propagação de plantas, abordando espécies de PANC. Realizou-se para isso, pesquisa bibliográfica nas bases de dados dos periódicos da CAPES e outras bases de dados. Os procedimentos metodológicos de observação direta do ambiente e o registro fotográfico das atividades desenvolvidas, como a aplicação de questionários semiestruturado e atividade de propagação de plantas junto ao grupo de alunos do Colégio de Aplicação – CODAP. Ao final foi possível concluir que por meio de estudos e práticas de Educação Ambiental, é possível refletir e construir estratégias que tornem o contexto escolar e a comunidade em espaços de aprendizagem e de promoção do bem-estar físico, mental, social e ambiental além de concluir que os estudantes do 6º não demonstraram ter conhecimento sobre as plantas, seja alimentícia ou não."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID9217_TB6286_20062023190723.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:27:34"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE NEYRE ALMEIDA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE NEYRE"
    "autor_email" => "neyrecristiane@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:23:15"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 334
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14"
        "logo" => null
        "capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg"
        "timbrado" => "65b13973527e4_24012024132315.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:23:15"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 334
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14"
        "logo" => null
        "capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg"
        "timbrado" => "65b13973527e4_24012024132315.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:23:15"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 210
                "edicao_id" => 334
                "codigo" => "978-85-61702-90-8"
                "capa" => "66031e508aeb5_26032024161320.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA BARBOSA DA COSTA PEREIRA (UFCG)<br />\r\n
                  ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS (UFRPE)<br />\r\n
                  ALFREDINA DOS SANTOS ARA&Uacute;JO (UFCG)<br />\r\n
                  BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n
                  DANIELLE PATR&Iacute;CIO BRASIL (IESP)<br />\r\n
                  ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n
                  GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
                  GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY (UEPB)<br />\r\n
                  GUILHERME AUGUSTO MACIEL RIBEIRO (IFES)<br />\r\n
                  HERMES MACHADO FILHO (IFPB)<br />\r\n
                  JANAINA CONSTANTINO MARINHO &nbsp;<br />\r\n
                  JANIELE FRAN&Ccedil;A NERY (IFPB)<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  JOSEV&Acirc;NIA RORIGUES JOVELINO (UFCG)<br />\r\n
                  LORENA LUCENA DE MEDEIROS (UFCG)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO ARAUJO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n
                  RAIMUNDO LENILDE DE ARA&Uacute;JO (UFPI)<br />\r\n
                  WANESSA KARLA GOMES SEVERO (UFCG)<br />\r\n
                  WEVERTON PEREIRA DE MEDEIROS (UFES)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152423-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:23:15"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 210
                "edicao_id" => 334
                "codigo" => "978-85-61702-90-8"
                "capa" => "66031e508aeb5_26032024161320.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA BARBOSA DA COSTA PEREIRA (UFCG)<br />\r\n
                  ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS (UFRPE)<br />\r\n
                  ALFREDINA DOS SANTOS ARA&Uacute;JO (UFCG)<br />\r\n
                  BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n
                  DANIELLE PATR&Iacute;CIO BRASIL (IESP)<br />\r\n
                  ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n
                  GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
                  GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY (UEPB)<br />\r\n
                  GUILHERME AUGUSTO MACIEL RIBEIRO (IFES)<br />\r\n
                  HERMES MACHADO FILHO (IFPB)<br />\r\n
                  JANAINA CONSTANTINO MARINHO &nbsp;<br />\r\n
                  JANIELE FRAN&Ccedil;A NERY (IFPB)<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  JOSEV&Acirc;NIA RORIGUES JOVELINO (UFCG)<br />\r\n
                  LORENA LUCENA DE MEDEIROS (UFCG)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO ARAUJO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n
                  RAIMUNDO LENILDE DE ARA&Uacute;JO (UFPI)<br />\r\n
                  WANESSA KARLA GOMES SEVERO (UFCG)<br />\r\n
                  WEVERTON PEREIRA DE MEDEIROS (UFES)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152423-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:23:15"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Entende-se sobre Soberania Alimentar o direito que as populações têm de definir as estratégias sustentáveis de produção e de consumo de alimento. Os estudos etnobotânicos visam resgatar os conhecimentos das populações tradicionais, mostrando como utilizar as plantas como meio de desenvolvimento econômico. Dentre as plantas disponíveis no planeta, merecem destaque, nesse estudo, as Plantas Alimentícias Não Convencionais - PANC. Essas se caracterizam por possuir um ou mais usos, com destaque para a alimentação alternativa para diminuir a desnutrição, dentre outros. As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) são tradicionalmente conhecidas como erva ou “mato”. Elas possuem significativo valor nutritivo por serem fonte de vitaminas, sais minerais, carboidratos e proteínas que podem fazer parte da cadeia alimentar ao serem consumidas como alimento alternativo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção ambiental dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental da Universidade Federal de Sergipe, no Campus São Cristóvão, no tocante a diversidade e propagação de plantas, abordando espécies de PANC. Realizou-se para isso, pesquisa bibliográfica nas bases de dados dos periódicos da CAPES e outras bases de dados. Os procedimentos metodológicos de observação direta do ambiente e o registro fotográfico das atividades desenvolvidas, como a aplicação de questionários semiestruturado e atividade de propagação de plantas junto ao grupo de alunos do Colégio de Aplicação – CODAP. Ao final foi possível concluir que por meio de estudos e práticas de Educação Ambiental, é possível refletir e construir estratégias que tornem o contexto escolar e a comunidade em espaços de aprendizagem e de promoção do bem-estar físico, mental, social e ambiental além de concluir que os estudantes do 6º não demonstraram ter conhecimento sobre as plantas, seja alimentícia ou não.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.