A escola é um espaço de sociabilidade de inserção em relações externas ao âmbito familiar. Uma de suas finalidades principais é garantir a possibilidade de acesso ao conhecimento sistematizado, e, é em torno dessa função que, ao menos em sua atribuição legal, deveriam estar sendo organizadas as atividades escolares. Apesar de ser organizada em torno da disseminação do conhecimento, a escola é também local onde se aprendem valores, regras e modos de convivência social (SENAD, 2008). Diante isso, a partir da disciplina de Biologia, desenvolver um projeto que envolva a formação do cidadão numa percepção de conhecimento e integração social, buscando trabalhar sobre o protagonismo do estudante Investigando e Registrando ações que levem a verificar a importância das plantas para o nossa saúde e para o meio ambiente, envolvendo a interdisciplinaridade com as disciplinas de Geografia, Português e Matemática, entrevendo a propulsão e competências e habilidades da BNCC, com o tema: Biologia em Ação: Investigando e Registrando os Segredos das Plantas, na Escola Cidadã Integral Técnica Obdúlia Dantas, vislumbrando uma intervenção comunitária, por meio do conhecimento das plantas existentes nas casas dos alunos e nos espaços públicos da cidade de Catolé do Rocha, PB. Com isso, a realização desse, abordando temas transversais sobre Meio Ambiente, para que o aluno desenvolva habilidades amplas, como Nogueira (2008) relata: “o aluno que participa aprende a elaborar, refletir, selecionar, ampliar, melhorar a prática da escrita e da leitura, revisar, registrar, pesquisar, argumentar, saber respeitar a opinião dos colegas, trabalhar de forma cooperativa, desenvolver a autonomia e a responsabilidade, tendo o professor como mediador para auxiliar, criar situações desafiadoras, intervir quando necessário e, assim, aperfeiçoando o seu protagonismo estudantil”. Assim, enfatizando a sustentabilidade com a reciclagem de materiais, uso da tecnologia, da pesquisa e da escrita, contribuindo então, para um melhor desempenho escolar e pessoal.