Artigo CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-94-6

APLICATIVOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 16 - Ensino de Ciências
"2024-01-24 13:33:46" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105669
    "edicao_id" => 336
    "trabalho_id" => 7872
    "inscrito_id" => 3144
    "titulo" => "APLICATIVOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "O presente artigo, intitulado de “Aplicativos no ensino de ciências: como usá-los nos anos iniciais?” teve como objetivo identificar e conhecer aplicativos que podem ser utilizados na aprendizagem de ciências no ensino fundamental anos iniciais. Para tanto, fizemos um breve debate acerca do ensino de ciências e sua importância no ensino fundamental anos iniciais, nos debruçando em autores como: Carvalho (2004), Vickery (2016), Selbach (2010), dentre outros. Em seguida, nos detemos numa pequena discussão sobre a BNCC e o ensino de ciências naturais nos anos iniciais. Por fim, fizemos um levantamento do uso de aplicativos como mais um instrumento para o processo de ensino e aprendizagem de ciências. Dentro do referido tópico é importante o levantamento realizado acerca do uso de aplicativos como mais um instrumento didático na sala de aula. A pesquisa em questão traz uma abordagem qualitativa no qual buscamos aplicativos de celulares e computadores que podem trazer conteúdos de ciências para serem utilizados em sala de aula como mais um instrumento no processo de aprendizagem dos alunos dos anos iniciais de escolarização. Chegamos ao final da pesquisa cientes de que a mesma aponta para um horizonte de novas possibilidades no campo pedagógico quanto ao uso dos aplicativos na aprendizagem de ciências, sendo estes mais um instrumento que auxiliará as crianças em sala de aula no processo de aprendizagem de ciências naturais."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID3144_TB7872_03072023102602.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:22:49"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RYTA DE KASSYA MOTTA DE AVELAR SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "RYTA MOTTA"
    "autor_email" => "rytamotta@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:33:46"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105669
    "edicao_id" => 336
    "trabalho_id" => 7872
    "inscrito_id" => 3144
    "titulo" => "APLICATIVOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "O presente artigo, intitulado de “Aplicativos no ensino de ciências: como usá-los nos anos iniciais?” teve como objetivo identificar e conhecer aplicativos que podem ser utilizados na aprendizagem de ciências no ensino fundamental anos iniciais. Para tanto, fizemos um breve debate acerca do ensino de ciências e sua importância no ensino fundamental anos iniciais, nos debruçando em autores como: Carvalho (2004), Vickery (2016), Selbach (2010), dentre outros. Em seguida, nos detemos numa pequena discussão sobre a BNCC e o ensino de ciências naturais nos anos iniciais. Por fim, fizemos um levantamento do uso de aplicativos como mais um instrumento para o processo de ensino e aprendizagem de ciências. Dentro do referido tópico é importante o levantamento realizado acerca do uso de aplicativos como mais um instrumento didático na sala de aula. A pesquisa em questão traz uma abordagem qualitativa no qual buscamos aplicativos de celulares e computadores que podem trazer conteúdos de ciências para serem utilizados em sala de aula como mais um instrumento no processo de aprendizagem dos alunos dos anos iniciais de escolarização. Chegamos ao final da pesquisa cientes de que a mesma aponta para um horizonte de novas possibilidades no campo pedagógico quanto ao uso dos aplicativos na aprendizagem de ciências, sendo estes mais um instrumento que auxiliará as crianças em sala de aula no processo de aprendizagem de ciências naturais."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID3144_TB7872_03072023102602.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:22:49"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RYTA DE KASSYA MOTTA DE AVELAR SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "RYTA MOTTA"
    "autor_email" => "rytamotta@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:33:46"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 336
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16"
        "logo" => null
        "capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg"
        "timbrado" => "65b13beab3da2_24012024133346.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:33:46"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 336
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16"
        "logo" => null
        "capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg"
        "timbrado" => "65b13beab3da2_24012024133346.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:33:46"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 212
                "edicao_id" => 336
                "codigo" => "978-85-61702-94-6"
                "capa" => "66031ec581958_26032024161517.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALBANO DE GOES SOUZA (UNIVASF)<br />\r\n
                  AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA&nbsp;(UFAL)<br />\r\n
                  ANT&Ocirc;NIO IN&Aacute;CIO DINIZ J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  CARLOS ANTONIO CAMILO DOS SANTOS (UFBA)<br />\r\n
                  CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n
                  DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n
                  DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n
                  FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO &nbsp;<br />\r\n
                  GEORGIANNA SILVA DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n
                  IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n
                  JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n
                  JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n
                  KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  KALLINE DE ALMEIDA ALVES CARNEIRO &nbsp;<br />\r\n
                  MACILENE PEREIRA DE ARAUJO (UEPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA BRAND&Atilde;O RODRIGUES AGUILAR (UNIVASF)<br />\r\n
                  MARIA BETANIA HERMENEGILDO DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n
                  MORGANA L&Iacute;GIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n
                  NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  R&Eacute;NALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO (UEPB)<br />\r\n
                  THIAGO FERNANDES (UFPB)<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n
                  UARISON RODRIGUES BARRETO (UNIVASF)<br />\r\n
                  VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n
                  YSMAILYN SIQUEIRA COSTA (UNIVASF)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152702-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:33:46"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 212
                "edicao_id" => 336
                "codigo" => "978-85-61702-94-6"
                "capa" => "66031ec581958_26032024161517.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALBANO DE GOES SOUZA (UNIVASF)<br />\r\n
                  AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA&nbsp;(UFAL)<br />\r\n
                  ANT&Ocirc;NIO IN&Aacute;CIO DINIZ J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  CARLOS ANTONIO CAMILO DOS SANTOS (UFBA)<br />\r\n
                  CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n
                  DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n
                  DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n
                  FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO &nbsp;<br />\r\n
                  GEORGIANNA SILVA DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n
                  IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n
                  JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n
                  JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n
                  KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  KALLINE DE ALMEIDA ALVES CARNEIRO &nbsp;<br />\r\n
                  MACILENE PEREIRA DE ARAUJO (UEPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA BRAND&Atilde;O RODRIGUES AGUILAR (UNIVASF)<br />\r\n
                  MARIA BETANIA HERMENEGILDO DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n
                  MORGANA L&Iacute;GIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n
                  NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  R&Eacute;NALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO (UEPB)<br />\r\n
                  THIAGO FERNANDES (UFPB)<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n
                  UARISON RODRIGUES BARRETO (UNIVASF)<br />\r\n
                  VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n
                  YSMAILYN SIQUEIRA COSTA (UNIVASF)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152702-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:33:46"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

O presente artigo, intitulado de “Aplicativos no ensino de ciências: como usá-los nos anos iniciais?” teve como objetivo identificar e conhecer aplicativos que podem ser utilizados na aprendizagem de ciências no ensino fundamental anos iniciais. Para tanto, fizemos um breve debate acerca do ensino de ciências e sua importância no ensino fundamental anos iniciais, nos debruçando em autores como: Carvalho (2004), Vickery (2016), Selbach (2010), dentre outros. Em seguida, nos detemos numa pequena discussão sobre a BNCC e o ensino de ciências naturais nos anos iniciais. Por fim, fizemos um levantamento do uso de aplicativos como mais um instrumento para o processo de ensino e aprendizagem de ciências. Dentro do referido tópico é importante o levantamento realizado acerca do uso de aplicativos como mais um instrumento didático na sala de aula. A pesquisa em questão traz uma abordagem qualitativa no qual buscamos aplicativos de celulares e computadores que podem trazer conteúdos de ciências para serem utilizados em sala de aula como mais um instrumento no processo de aprendizagem dos alunos dos anos iniciais de escolarização. Chegamos ao final da pesquisa cientes de que a mesma aponta para um horizonte de novas possibilidades no campo pedagógico quanto ao uso dos aplicativos na aprendizagem de ciências, sendo estes mais um instrumento que auxiliará as crianças em sala de aula no processo de aprendizagem de ciências naturais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.