O presente artigo, intitulado de “Aplicativos no ensino de ciências: como usá-los nos anos iniciais?” teve como objetivo identificar e conhecer aplicativos que podem ser utilizados na aprendizagem de ciências no ensino fundamental anos iniciais. Para tanto, fizemos um breve debate acerca do ensino de ciências e sua importância no ensino fundamental anos iniciais, nos debruçando em autores como: Carvalho (2004), Vickery (2016), Selbach (2010), dentre outros. Em seguida, nos detemos numa pequena discussão sobre a BNCC e o ensino de ciências naturais nos anos iniciais. Por fim, fizemos um levantamento do uso de aplicativos como mais um instrumento para o processo de ensino e aprendizagem de ciências. Dentro do referido tópico é importante o levantamento realizado acerca do uso de aplicativos como mais um instrumento didático na sala de aula. A pesquisa em questão traz uma abordagem qualitativa no qual buscamos aplicativos de celulares e computadores que podem trazer conteúdos de ciências para serem utilizados em sala de aula como mais um instrumento no processo de aprendizagem dos alunos dos anos iniciais de escolarização. Chegamos ao final da pesquisa cientes de que a mesma aponta para um horizonte de novas possibilidades no campo pedagógico quanto ao uso dos aplicativos na aprendizagem de ciências, sendo estes mais um instrumento que auxiliará as crianças em sala de aula no processo de aprendizagem de ciências naturais.