A simulação é uma técnica na qual, a partir da reprodução de acontecimentos reais, incluindo instrumentos, artefatos e produtos com os mais variados propósitos, proporciona-se o conhecimento e/ou treinamento dos usuários. Essa técnica permite prever e corrigir resultados, diminuindo ou eliminando os possíveis riscos oriundos envolvidos na experiência real. Apesar de ser utilizada em diversas áreas e disciplinas de cursos superiores, sua estruturação como prática pedagógica é recente sendo atualmente denominada como Ensino Baseado em Simulação. O Ensino Baseado em Simulação é fundamentado nas teorias cognitivas de aprendizagem, principalmente na Teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel, e na Teoria da Aprendizagem Experiencial de Kolb. Sua característica principal é fornecer os meios para que práticas e experiências, cujo desenvolvimento demandam altos custos ou situações de risco elevado, possam ser executadas com precisão e acuidade sem causar nenhum dano, possibilitando o treinamento e correção de erros e hábitos, tornando o usuário capaz de realizar tarefas com mais confiança e desenvoltura. Nesta breve revisão sobre o uso da simulação didática em treinamentos e no processo de ensino-aprendizagem, descrevemos os principais conceitos do EBS, suas aplicações e perspectivas como estratégia de ensino centrada na atividade do aluno e que leva em conta sua profissionalização a partir do ensino na prática experimental.