O presente estudo está fundamentado na Base Nacional Comum Curricular – BNCC relacionada aos Anos Finais do Ensino Fundamental, a partir de uma visão analítica da importância de conteúdos de Física estarem presentes, frequentemente, em livros de Ciências, contribuindo fortemente tanto para o campo científico quanto no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. O estudo abrange, também, de forma geral o que se estabelece a partir das três unidades temáticas na disciplina de Ciências vinculada ao campo das Ciências da Natureza, as quais são as seguintes: Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, aliada a abordagem das unidades temáticas. Dito isso, podem-se elencar as seguintes considerações: os temas presentes na disciplina de Ciências estão formulados de forma adequada para cada ano escolar específico. Além do mais, os alunos estão sendo expostos desde cedo aos temas pertencentes à Física, necessários para o desenvolvimento de habilidades fundamentais para formação humana e para entender e interpretar fenômenos físicos e conhecer o universo ao nosso redor. Os componentes curriculares estão organizados de modo que os alunos possam ter uma base necessária para terem capacidade, autonomia e interpretação científica ao longo de seu crescimento, além de alicerce para outras áreas presentes, por exemplo, no Ensino Médio nas disciplinas de Química, Biologia e a própria área Física.