Este trabalho se caracteriza como um estado da arte que teve como objetivo mapear os trabalhos voltados para a utilização de metodologias ativas com estudantes que fazem parte do espectro autista. Neste sentido, tivemos como intuito conhecer e compreender como ocorre a utilização dessas metodologias no processo de ensino aprendizagem destes estudantes. Com este propósito, realizou-se uma pesquisa que subsidiou o acesso aos trabalhos da área. O corpus de análise considerado se organizou a partir de publicações situadas entre o período de 2012 a 2022, encontradas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEQ, no Encontro do Centro-Oeste de Debates sobre Ensino de Química – ECODEQ, no Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ, na Sociedade Brasileira de Química – SBQ e no Google Acadêmico, em que foram utilizados como descritores: ensino de ciências, química, ensino de química, física, ensino de física, ensino médio, inclusão, transtorno do espectro autista, metodologias ativas. Ao final, poucos trabalhos foram encontrados nesta área de inclusão no ensino de Ciências, mas isto pode ser percebido como uma motivação para que sejam realizadas novas pesquisas na área.