O tema sexualidade está cada vez mais presente no âmbito escolar e familiar, tendo uma maior atenção por parte dos pais e dos educadores. Entre os jovens o tema propicia longos debates polifônicos, o que merece destaque entre os educadores. Mas ao abordar sexualidade e educação, o que se trata nesta interpelação? Como os jovens lidam com tal temática. Buscando refletir a respeito, este estudo objetiva verificar os conhecimentos de um grupo de jovens estudantes em relação à sexualidade, bem como a relação entre sexo, idade e religião nesta temática. Para tanto, foi realizado um estudo de campo, que contou com a participação de 67 estudantes do 9º ano da rede municipal de ensino, no interior da Paraíba, onde 46,3% correspondem ao sexo masculino e 53,7% correspondem ao sexo feminino, com idades entre 13 e 18 anos (M=14,6; DP=1,32). Estes responderam a Escala de Atitudes Face à Sexualidade (EAFSA) e os principais resultados revelam um conhecimento restrito por parte dos alunos e teoricamente por parte de pais e educadores, verificou-se que no presente estudo não existe uma diferença significativa entre conhecimento e sexo, assim como entre conhecimento e religião sendo as variáveis independentes. A maioria dos estudos conclui que os jovens possuem dúvidas acerca da sexualidade. Neste caso, portanto, há uma necessidade da Educação Sexual Emancipatória, que possibilite novas formas de conceber o corpo, o desejo e a sexualidade, de uma maneira científica, humanista e significativa subjetivamente.