A educação da Mulher negra tem sido um tema bastante debatido por teóricos e estudiosos da área pedagógica e de outras áreas. Este trabalho tem como objeto de estudo analisar a atuação das mulheres negras na docência, no Município de São João do Sóter - MA. Para sua realização, a opção foi por uma pesquisa de caráter qualitativo, por aproximação do objeto de estudo. O objetivo analisar as contribuições que as professoras negras vêm propiciando ao cenário educacional da Cidade de São João do Sóter - MA. A realização da pesquisa bibliográfica se deu através dos teóricos: Aranha (1990), Cruz (2011), Almeida (1897), Josso (2004), Munanga (2003), Alves (2012), Araujo (2006), Veríssimo (1985) e Floresta (1989). Para a coleta de dados utilizou-se como instrumento a entrevista narrativa, realizada com três professoras negras da escola visitada, U.I.M. Governadora Rosena Sarney. Após a realização das entrevistas os dados construídos foram analisados por categorias a partir das questões utilizadas na pesquisa. Uma das primeiras categorias é a trajetória familiar e identidade, em seguida o processo de escolarização e por fim a categoria profissional. Os resultados da pesquisa evidenciam que apesar da contribuição inquestionável da mulher negra no cenário educacional, o preconceito e o racismo ainda se faz presentes nas escolas públicas, mas que apesar das dificuldades encontradas, as mulheres negras sentem-se felizes e realizadas com a conquista profissão docente.