SABERES E SABORES DO CERRADO: ANÁLISE DO CONHECIMENTO SOBRE FRUTOS NATIVOS DE ALUNOS DA REDE DE ENSINO PÚBLICA DA CIDADE DE GOIÁS, GOIÁS, BRASIL
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105290 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 3027 "inscrito_id" => 7709 "titulo" => "SABERES E SABORES DO CERRADO: ANÁLISE DO CONHECIMENTO SOBRE FRUTOS NATIVOS DE ALUNOS DA REDE DE ENSINO PÚBLICA DA CIDADE DE GOIÁS, GOIÁS, BRASIL" "resumo" => "O Cerrado é o domínio predominante da região Centro-Oeste do Brasil, todavia somente um percentual da sua área conserva a biodiversidade nativa intacta. Nele são encontrados diversos frutos que podem ser consumidos in natura e/ou processados, estando presentes na alimentação humana desde a ocupação deste território. No entanto, o notório conhecimento da população em relação aos seus aspectos nutricionais, históricos, culturais e econômicos tem se perdido com o passar dos anos, principalmente em virtude da globalização, da mudança dos padrões alimentares e da disponibilidade de outros gêneros alimentícios, sendo esta perda mais perceptível entre os indivíduos mais jovens. Desse modo, constata-se a importância da escola como instituição que ensina e que está presente na vida humana desde a infância podendo perdurar até a fase mais avançada, na preservação e disseminação dos saberes regionais, ao passo que os docentes desempenham função primordial na manutenção e no resgate cultural. Com base nisto, investigou-se o conhecimento de professores e estudantes do ensino fundamental das escolas públicas da zona urbana da Cidade de Goiás/GO a respeito das culturas e tradições alimentares do Cerrado. Deste modo, foram aplicados questionários semiestruturados e realizou-se entrevistas que avaliaram tais saberes. O resultado da pesquisa confirmou a hipótese de que os conhecimentos a respeito da cultura dos frutos típicos do Cerrado está se reduzindo nas novas gerações e que intervenções como a formação continuada dos docentes e alterações curriculares precisam feitas para que a escola possa efetivar a sua missão de formar integralmente os" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID7709_TB3027_09102023235547.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSANA DE CASTRO PEIXOTO" "autor_nome_curto" => "JOSANA DE CASTR" "autor_email" => "josana.peixoto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105290 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 3027 "inscrito_id" => 7709 "titulo" => "SABERES E SABORES DO CERRADO: ANÁLISE DO CONHECIMENTO SOBRE FRUTOS NATIVOS DE ALUNOS DA REDE DE ENSINO PÚBLICA DA CIDADE DE GOIÁS, GOIÁS, BRASIL" "resumo" => "O Cerrado é o domínio predominante da região Centro-Oeste do Brasil, todavia somente um percentual da sua área conserva a biodiversidade nativa intacta. Nele são encontrados diversos frutos que podem ser consumidos in natura e/ou processados, estando presentes na alimentação humana desde a ocupação deste território. No entanto, o notório conhecimento da população em relação aos seus aspectos nutricionais, históricos, culturais e econômicos tem se perdido com o passar dos anos, principalmente em virtude da globalização, da mudança dos padrões alimentares e da disponibilidade de outros gêneros alimentícios, sendo esta perda mais perceptível entre os indivíduos mais jovens. Desse modo, constata-se a importância da escola como instituição que ensina e que está presente na vida humana desde a infância podendo perdurar até a fase mais avançada, na preservação e disseminação dos saberes regionais, ao passo que os docentes desempenham função primordial na manutenção e no resgate cultural. Com base nisto, investigou-se o conhecimento de professores e estudantes do ensino fundamental das escolas públicas da zona urbana da Cidade de Goiás/GO a respeito das culturas e tradições alimentares do Cerrado. Deste modo, foram aplicados questionários semiestruturados e realizou-se entrevistas que avaliaram tais saberes. O resultado da pesquisa confirmou a hipótese de que os conhecimentos a respeito da cultura dos frutos típicos do Cerrado está se reduzindo nas novas gerações e que intervenções como a formação continuada dos docentes e alterações curriculares precisam feitas para que a escola possa efetivar a sua missão de formar integralmente os" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID7709_TB3027_09102023235547.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSANA DE CASTRO PEIXOTO" "autor_nome_curto" => "JOSANA DE CASTR" "autor_email" => "josana.peixoto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }