O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE SCRATCH NO ENSINO DE MATEMÁTICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104162 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1752 "inscrito_id" => 8310 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE SCRATCH NO ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O avanço da tecnologia proporcionou ao ser humano uma infinidade de possibilidades, antes inimagináveis. Entretanto, com o avanço das tecnologias surge a necessidade de permanecer atualizado e preparar as novas gerações para isso. Documentos oficiais nacionais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a BNCC (2018), por exemplo, estão se adaptando às novidades da atualidade, uma vez que, respectivamente, estão trazendo à tona a importância da compreensão dos alunos acerca das transformações incorporadas por meio de linguagem computacional mediante a computação gráfica, ao mesmo tempo em que enfatizam a necessidade da estimulação do desenvolvimento do pensamento computacional, dos softwares dinâmicos e da linguagem de programação com os alunos. Nesse sentido, considera-se que o ensino de programação e o desenvolvimento do pensamento computacional em sala de aula pode promover reflexão sobre significados matemáticos a partir da resolução e/ou verificação de problemas em situações de interação professor-estudante-algoritmos. Nesse sentido, o presente trabalho foi desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha Campus Santa Rosa (IFFar), enquanto bolsistas de um projeto de pesquisa que aborda o Pensamento Computacional na Educação. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas a fim de compreender melhor o tema, bem como a efetivação de um minicurso para os licenciandos em Matemática da mesma instituição. A proposta do minicurso buscou apresentar a linguagem de programação Scratch no Ensino de Geometria, baseado nas premissas do Pensamento Computacional, visando à construção de figuras geométricas e o cálculo de área." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8310_TB1752_14112023202732.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO FELIPE MEYER PHILIPPSEN" "autor_nome_curto" => "GUSTAVO" "autor_email" => "philippsen0075@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104162 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1752 "inscrito_id" => 8310 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE SCRATCH NO ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O avanço da tecnologia proporcionou ao ser humano uma infinidade de possibilidades, antes inimagináveis. Entretanto, com o avanço das tecnologias surge a necessidade de permanecer atualizado e preparar as novas gerações para isso. Documentos oficiais nacionais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a BNCC (2018), por exemplo, estão se adaptando às novidades da atualidade, uma vez que, respectivamente, estão trazendo à tona a importância da compreensão dos alunos acerca das transformações incorporadas por meio de linguagem computacional mediante a computação gráfica, ao mesmo tempo em que enfatizam a necessidade da estimulação do desenvolvimento do pensamento computacional, dos softwares dinâmicos e da linguagem de programação com os alunos. Nesse sentido, considera-se que o ensino de programação e o desenvolvimento do pensamento computacional em sala de aula pode promover reflexão sobre significados matemáticos a partir da resolução e/ou verificação de problemas em situações de interação professor-estudante-algoritmos. Nesse sentido, o presente trabalho foi desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha Campus Santa Rosa (IFFar), enquanto bolsistas de um projeto de pesquisa que aborda o Pensamento Computacional na Educação. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas a fim de compreender melhor o tema, bem como a efetivação de um minicurso para os licenciandos em Matemática da mesma instituição. A proposta do minicurso buscou apresentar a linguagem de programação Scratch no Ensino de Geometria, baseado nas premissas do Pensamento Computacional, visando à construção de figuras geométricas e o cálculo de área." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8310_TB1752_14112023202732.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO FELIPE MEYER PHILIPPSEN" "autor_nome_curto" => "GUSTAVO" "autor_email" => "philippsen0075@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }