A GAMIFICAÇÃO EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: PROPOSTA DE ENSINO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105249 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2979 "inscrito_id" => 9940 "titulo" => "A GAMIFICAÇÃO EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: PROPOSTA DE ENSINO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente resumo busca descrever uma oficina realizada durante o segundo módulo do Programa de Residência Pedagógica (PRP) em uma turma de 6º ano da Escola Estadual Adriano Jorge, localizada no município de Arapiraca-AL. A proposta de trabalho atrela a gamificação a um dos módulos de sequência didática proposto por DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY (2004) voltado ao ensino de gêneros textuais. Este trabalho está vinculado ao subprojeto “A formação docente em diálogo com a Residência Pedagógica: a gamificação analógica como melhoria do ensino e aprendizagem na educação básica”, integrado ao curso de Letras Português da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) campus I. Em sua natureza metodológica, esta pesquisa caracteriza-se pelo tipo bibliográfico e abordagem qualitativa. A pesquisa em andamento, objetiva descrever e observar o processo de ensino de gêneros textuais integrado a mecanismos e dinâmicas de jogos, a fim de tornar o processo de ensino lúdico ligado a um aprendizado de maneira autônoma. Os resultados parciais verificados apontam para uma melhora de assimilação do conteúdo e maior interação por parte dos alunos. O referencial teórico que norteia a pesquisa está em LIBÂNEO (1990), MARCUSCHI (2008) , VYGOTSKY (1998) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s,1998)." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID9940_TB2979_09102023231714.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "BRENDA" "autor_email" => "brenda.silva2@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105249 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2979 "inscrito_id" => 9940 "titulo" => "A GAMIFICAÇÃO EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: PROPOSTA DE ENSINO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente resumo busca descrever uma oficina realizada durante o segundo módulo do Programa de Residência Pedagógica (PRP) em uma turma de 6º ano da Escola Estadual Adriano Jorge, localizada no município de Arapiraca-AL. A proposta de trabalho atrela a gamificação a um dos módulos de sequência didática proposto por DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY (2004) voltado ao ensino de gêneros textuais. Este trabalho está vinculado ao subprojeto “A formação docente em diálogo com a Residência Pedagógica: a gamificação analógica como melhoria do ensino e aprendizagem na educação básica”, integrado ao curso de Letras Português da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) campus I. Em sua natureza metodológica, esta pesquisa caracteriza-se pelo tipo bibliográfico e abordagem qualitativa. A pesquisa em andamento, objetiva descrever e observar o processo de ensino de gêneros textuais integrado a mecanismos e dinâmicas de jogos, a fim de tornar o processo de ensino lúdico ligado a um aprendizado de maneira autônoma. Os resultados parciais verificados apontam para uma melhora de assimilação do conteúdo e maior interação por parte dos alunos. O referencial teórico que norteia a pesquisa está em LIBÂNEO (1990), MARCUSCHI (2008) , VYGOTSKY (1998) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s,1998)." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID9940_TB2979_09102023231714.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "BRENDA" "autor_email" => "brenda.silva2@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }