Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EXPLORANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS COM PALITOS: UM ABORDAGEM LÚDICA E DIDÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102833
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 204
    "inscrito_id" => 3308
    "titulo" => "EXPLORANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS COM PALITOS: UM ABORDAGEM LÚDICA E DIDÁTICA"
    "resumo" => "O presente trabalho teve origem nas atividades conduzidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos. As ações do programa ocorrem na Escola Municipal Visconde de Mauá desde abril deste ano, com atividades quinzenais, envolvendo a participação de dois bolsistas e uma coordenadora. Sabe-se que as operações com números inteiros e equações do 1º grau são alguns dos conteúdos que os estudantes apresentam uma difícil compreensão, pois é trabalhado a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e não foi estudado nos anos anteriores, assim estes objetos de conhecimento aparentam estranheza aos estudantes. Então percebe-se que desenvolver um trabalho, com perspectivas à aprendizagem dos estudantes, é de suma importância para o professor que tem vontade de mudar esta realidade. Mas, para isso é necessário que os estudantes sejam instigados e desafiados a aprender. Neste relato de experiência, pibidianos conduziram atividades em dois encontros com alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental. A atividade consistiu em um jogo de tabuleiro de tamanho 8x8 com 64 peças coloridas distintas, cada uma representava um número inteiro ou variáveis x. Essa abordagem lúdica e interativa permitiu que os alunos participantes pudessem desenvolver suas habilidades matemáticas de uma maneira envolvente e prática. Além disso, a conexão entre cores, valores numéricos e símbolos variáveis auxiliou na compreensão dos conceitos abstratos presentes na matemática. O engajamento dos estudantes foi notável, demonstrando a eficácia desse tipo de estratégia no processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3308_TB204_17112023194520.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HENRIQUE FURTADO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Henrique Souza"
    "autor_email" => "henriquefs19986@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102833
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 204
    "inscrito_id" => 3308
    "titulo" => "EXPLORANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS COM PALITOS: UM ABORDAGEM LÚDICA E DIDÁTICA"
    "resumo" => "O presente trabalho teve origem nas atividades conduzidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos. As ações do programa ocorrem na Escola Municipal Visconde de Mauá desde abril deste ano, com atividades quinzenais, envolvendo a participação de dois bolsistas e uma coordenadora. Sabe-se que as operações com números inteiros e equações do 1º grau são alguns dos conteúdos que os estudantes apresentam uma difícil compreensão, pois é trabalhado a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e não foi estudado nos anos anteriores, assim estes objetos de conhecimento aparentam estranheza aos estudantes. Então percebe-se que desenvolver um trabalho, com perspectivas à aprendizagem dos estudantes, é de suma importância para o professor que tem vontade de mudar esta realidade. Mas, para isso é necessário que os estudantes sejam instigados e desafiados a aprender. Neste relato de experiência, pibidianos conduziram atividades em dois encontros com alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental. A atividade consistiu em um jogo de tabuleiro de tamanho 8x8 com 64 peças coloridas distintas, cada uma representava um número inteiro ou variáveis x. Essa abordagem lúdica e interativa permitiu que os alunos participantes pudessem desenvolver suas habilidades matemáticas de uma maneira envolvente e prática. Além disso, a conexão entre cores, valores numéricos e símbolos variáveis auxiliou na compreensão dos conceitos abstratos presentes na matemática. O engajamento dos estudantes foi notável, demonstrando a eficácia desse tipo de estratégia no processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3308_TB204_17112023194520.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HENRIQUE FURTADO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Henrique Souza"
    "autor_email" => "henriquefs19986@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente trabalho teve origem nas atividades conduzidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos. As ações do programa ocorrem na Escola Municipal Visconde de Mauá desde abril deste ano, com atividades quinzenais, envolvendo a participação de dois bolsistas e uma coordenadora. Sabe-se que as operações com números inteiros e equações do 1º grau são alguns dos conteúdos que os estudantes apresentam uma difícil compreensão, pois é trabalhado a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e não foi estudado nos anos anteriores, assim estes objetos de conhecimento aparentam estranheza aos estudantes. Então percebe-se que desenvolver um trabalho, com perspectivas à aprendizagem dos estudantes, é de suma importância para o professor que tem vontade de mudar esta realidade. Mas, para isso é necessário que os estudantes sejam instigados e desafiados a aprender. Neste relato de experiência, pibidianos conduziram atividades em dois encontros com alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental. A atividade consistiu em um jogo de tabuleiro de tamanho 8x8 com 64 peças coloridas distintas, cada uma representava um número inteiro ou variáveis x. Essa abordagem lúdica e interativa permitiu que os alunos participantes pudessem desenvolver suas habilidades matemáticas de uma maneira envolvente e prática. Além disso, a conexão entre cores, valores numéricos e símbolos variáveis auxiliou na compreensão dos conceitos abstratos presentes na matemática. O engajamento dos estudantes foi notável, demonstrando a eficácia desse tipo de estratégia no processo de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.