EXPLORANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS COM PALITOS: UM ABORDAGEM LÚDICA E DIDÁTICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102833 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 204 "inscrito_id" => 3308 "titulo" => "EXPLORANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS COM PALITOS: UM ABORDAGEM LÚDICA E DIDÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho teve origem nas atividades conduzidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos. As ações do programa ocorrem na Escola Municipal Visconde de Mauá desde abril deste ano, com atividades quinzenais, envolvendo a participação de dois bolsistas e uma coordenadora. Sabe-se que as operações com números inteiros e equações do 1º grau são alguns dos conteúdos que os estudantes apresentam uma difícil compreensão, pois é trabalhado a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e não foi estudado nos anos anteriores, assim estes objetos de conhecimento aparentam estranheza aos estudantes. Então percebe-se que desenvolver um trabalho, com perspectivas à aprendizagem dos estudantes, é de suma importância para o professor que tem vontade de mudar esta realidade. Mas, para isso é necessário que os estudantes sejam instigados e desafiados a aprender. Neste relato de experiência, pibidianos conduziram atividades em dois encontros com alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental. A atividade consistiu em um jogo de tabuleiro de tamanho 8x8 com 64 peças coloridas distintas, cada uma representava um número inteiro ou variáveis x. Essa abordagem lúdica e interativa permitiu que os alunos participantes pudessem desenvolver suas habilidades matemáticas de uma maneira envolvente e prática. Além disso, a conexão entre cores, valores numéricos e símbolos variáveis auxiliou na compreensão dos conceitos abstratos presentes na matemática. O engajamento dos estudantes foi notável, demonstrando a eficácia desse tipo de estratégia no processo de aprendizagem." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3308_TB204_17112023194520.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HENRIQUE FURTADO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Henrique Souza" "autor_email" => "henriquefs19986@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102833 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 204 "inscrito_id" => 3308 "titulo" => "EXPLORANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS COM PALITOS: UM ABORDAGEM LÚDICA E DIDÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho teve origem nas atividades conduzidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos. As ações do programa ocorrem na Escola Municipal Visconde de Mauá desde abril deste ano, com atividades quinzenais, envolvendo a participação de dois bolsistas e uma coordenadora. Sabe-se que as operações com números inteiros e equações do 1º grau são alguns dos conteúdos que os estudantes apresentam uma difícil compreensão, pois é trabalhado a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e não foi estudado nos anos anteriores, assim estes objetos de conhecimento aparentam estranheza aos estudantes. Então percebe-se que desenvolver um trabalho, com perspectivas à aprendizagem dos estudantes, é de suma importância para o professor que tem vontade de mudar esta realidade. Mas, para isso é necessário que os estudantes sejam instigados e desafiados a aprender. Neste relato de experiência, pibidianos conduziram atividades em dois encontros com alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental. A atividade consistiu em um jogo de tabuleiro de tamanho 8x8 com 64 peças coloridas distintas, cada uma representava um número inteiro ou variáveis x. Essa abordagem lúdica e interativa permitiu que os alunos participantes pudessem desenvolver suas habilidades matemáticas de uma maneira envolvente e prática. Além disso, a conexão entre cores, valores numéricos e símbolos variáveis auxiliou na compreensão dos conceitos abstratos presentes na matemática. O engajamento dos estudantes foi notável, demonstrando a eficácia desse tipo de estratégia no processo de aprendizagem." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3308_TB204_17112023194520.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HENRIQUE FURTADO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Henrique Souza" "autor_email" => "henriquefs19986@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }