GRUPO COLABORATIVO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105139 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2845 "inscrito_id" => 7957 "titulo" => "GRUPO COLABORATIVO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "resumo" => "Este trabalho aborda sobre o Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Matemática – GCFPEM. O objetivo do grupo é contribuir para a formação de estudantes dos cursos de Pedagogia da Faculdade de Educação (FaE) e com a formação continuada de professores da Educação Básica. Promove o diálogo entre estudantes, professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental e professores do Ensino Superior sobre as práticas de ensino de Matemática, em processo de colaboração, possibilitou a ampliação do conhecimento no campo da Educação Matemática. A proposta incentivou a participação de professores da Educação Básica como co-formadores de futuros docentes através da atuação no GCFPEM. Para a comunicação do GCFPEM, optou-se pela criação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponível na EaD da UEMG e pela comunicação virtual por meio da plataforma Google Meet. As demandas e refinamento das temáticas abordadas no curso foram levantadas a partir da problematização das práticas de ensino de Matemática relatadas pelos professores da Educação Básica participantes do projeto. A análise da problematização dessas práticas indicou as temáticas para o curso de extensão: “Práticas Colaborativas de Ensino de Matemática”. O trabalho no GCFPEM possibilitou aos professores uma postura explícita frente a própria prática; aos estudantes a oportunidade de relacionar teoria e prática por meio da aproximação da universidade com a escola de Educação Básica; aos professores universitários, a oportunidade de relacionar os componentes curriculares com as práticas dos professores da Educação Básica, trazendo as práticas docentes como objeto de reflexão." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7957_TB2845_25112023235129.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA SILVA GINO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA GINO" "autor_email" => "andrea.gino@uemg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105139 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2845 "inscrito_id" => 7957 "titulo" => "GRUPO COLABORATIVO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "resumo" => "Este trabalho aborda sobre o Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Matemática – GCFPEM. O objetivo do grupo é contribuir para a formação de estudantes dos cursos de Pedagogia da Faculdade de Educação (FaE) e com a formação continuada de professores da Educação Básica. Promove o diálogo entre estudantes, professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental e professores do Ensino Superior sobre as práticas de ensino de Matemática, em processo de colaboração, possibilitou a ampliação do conhecimento no campo da Educação Matemática. A proposta incentivou a participação de professores da Educação Básica como co-formadores de futuros docentes através da atuação no GCFPEM. Para a comunicação do GCFPEM, optou-se pela criação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponível na EaD da UEMG e pela comunicação virtual por meio da plataforma Google Meet. As demandas e refinamento das temáticas abordadas no curso foram levantadas a partir da problematização das práticas de ensino de Matemática relatadas pelos professores da Educação Básica participantes do projeto. A análise da problematização dessas práticas indicou as temáticas para o curso de extensão: “Práticas Colaborativas de Ensino de Matemática”. O trabalho no GCFPEM possibilitou aos professores uma postura explícita frente a própria prática; aos estudantes a oportunidade de relacionar teoria e prática por meio da aproximação da universidade com a escola de Educação Básica; aos professores universitários, a oportunidade de relacionar os componentes curriculares com as práticas dos professores da Educação Básica, trazendo as práticas docentes como objeto de reflexão." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7957_TB2845_25112023235129.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA SILVA GINO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA GINO" "autor_email" => "andrea.gino@uemg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }