Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

FORMAÇÃO INICIAL E PIBID: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
0 of 0
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105101 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2803 "inscrito_id" => 5090 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL E PIBID: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS" "resumo" => "Este relato de experiência, elaborado com base nas experiências construídas ao longo do primeiro semestre do ano de 2023, tem o objetivo de identificar as primeiras contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial em Pedagogia. Diante dessas constatações, neste trabalho destacamos as experiências construídas como Pibid para localizar aspectos que nos permite compreender melhor a docência. Com base nas vivências junto ao subprojeto Pedagogia e Educação Física entendemos a importância do trabalho coletivo e de compartilhar conhecimento, aspectos fundamentais para entender a docência e nos constituímos como sujeitos. Além de materializar a conexão entre universidade e escola, ensino superior e educação básica e docentes e discentes, para nós, bolsistas, o PIBID é um meio de potencializar nosso desenvolvimento pessoal e profissional e incentivar para que continuemos a cursar a licenciatura. Nós, autores deste resumo, destacamos que nosso ponto em comum é nossa participação no programa PIBID e a experiência que o mesmo nos oferece através das experiências vivenciadas. Estas vivências favorecem no processo de autoconhecimento e possibilitam seguir o pensamento de Larrosa (2018, p. 177), onde a experiência “é aquilo que nos passa, ou nos toca, ou que nos acontece e ao nos passar nos forma e nos transforma”. Com isso queremos dizer que a experiência que estamos tendo com o PIBID, nos favorece a colher bons frutos em nossa caminhada docente, pois aquilo que nos toca, nos transforma, somos sujeitos da experiência.Este relato de experiência, elaborado com base nas experiências construídas ao longo do primeiro semestre do ano de 2023, tem o objetivo de identificar as prime" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5090_TB2803_09102023193005.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA CIGOLINI LORENZON" "autor_nome_curto" => "DANIELA" "autor_email" => "daniela.lorenzon@universo.univates.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105101 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2803 "inscrito_id" => 5090 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL E PIBID: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS" "resumo" => "Este relato de experiência, elaborado com base nas experiências construídas ao longo do primeiro semestre do ano de 2023, tem o objetivo de identificar as primeiras contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial em Pedagogia. Diante dessas constatações, neste trabalho destacamos as experiências construídas como Pibid para localizar aspectos que nos permite compreender melhor a docência. Com base nas vivências junto ao subprojeto Pedagogia e Educação Física entendemos a importância do trabalho coletivo e de compartilhar conhecimento, aspectos fundamentais para entender a docência e nos constituímos como sujeitos. Além de materializar a conexão entre universidade e escola, ensino superior e educação básica e docentes e discentes, para nós, bolsistas, o PIBID é um meio de potencializar nosso desenvolvimento pessoal e profissional e incentivar para que continuemos a cursar a licenciatura. Nós, autores deste resumo, destacamos que nosso ponto em comum é nossa participação no programa PIBID e a experiência que o mesmo nos oferece através das experiências vivenciadas. Estas vivências favorecem no processo de autoconhecimento e possibilitam seguir o pensamento de Larrosa (2018, p. 177), onde a experiência “é aquilo que nos passa, ou nos toca, ou que nos acontece e ao nos passar nos forma e nos transforma”. Com isso queremos dizer que a experiência que estamos tendo com o PIBID, nos favorece a colher bons frutos em nossa caminhada docente, pois aquilo que nos toca, nos transforma, somos sujeitos da experiência.Este relato de experiência, elaborado com base nas experiências construídas ao longo do primeiro semestre do ano de 2023, tem o objetivo de identificar as prime" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5090_TB2803_09102023193005.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA CIGOLINI LORENZON" "autor_nome_curto" => "DANIELA" "autor_email" => "daniela.lorenzon@universo.univates.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este relato de experiência, elaborado com base nas experiências construídas ao longo do primeiro semestre do ano de 2023, tem o objetivo de identificar as primeiras contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial em Pedagogia. Diante dessas constatações, neste trabalho destacamos as experiências construídas como Pibid para localizar aspectos que nos permite compreender melhor a docência. Com base nas vivências junto ao subprojeto Pedagogia e Educação Física entendemos a importância do trabalho coletivo e de compartilhar conhecimento, aspectos fundamentais para entender a docência e nos constituímos como sujeitos. Além de materializar a conexão entre universidade e escola, ensino superior e educação básica e docentes e discentes, para nós, bolsistas, o PIBID é um meio de potencializar nosso desenvolvimento pessoal e profissional e incentivar para que continuemos a cursar a licenciatura. Nós, autores deste resumo, destacamos que nosso ponto em comum é nossa participação no programa PIBID e a experiência que o mesmo nos oferece através das experiências vivenciadas. Estas vivências favorecem no processo de autoconhecimento e possibilitam seguir o pensamento de Larrosa (2018, p. 177), onde a experiência “é aquilo que nos passa, ou nos toca, ou que nos acontece e ao nos passar nos forma e nos transforma”. Com isso queremos dizer que a experiência que estamos tendo com o PIBID, nos favorece a colher bons frutos em nossa caminhada docente, pois aquilo que nos toca, nos transforma, somos sujeitos da experiência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.