Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

APRENDENDO TRIÂNGULO DE PASCAL COM O DIABO DOS NÚMEROS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103205
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 617
    "inscrito_id" => 5288
    "titulo" => "APRENDENDO TRIÂNGULO DE PASCAL COM O DIABO DOS NÚMEROS"
    "resumo" => "Neste trabalho, desenvolveremos uma atividade de ensino de matemática, para alunos do ensino médio de uma escola pública de Minas Gerais, baseada no livro “O Diabo dos Números” de Hans Magnus Enzensberger, especificamente, no capítulo sete que trata do “Triângulo de Pascal”. Nesta tarefa, reconhecemos a importância de promover atividades lúdicas e interativas para motivar o estudo da matemática nesse nível de ensino. Reproduziremos a história com os alunos de maneira similar à feita pelo Robert, personagem do livro. Construiremos cubos de papel da cor branca para formar a pirâmide. A proposta é que sejam apenas nove camadas para evitar transtornos com a construção e ainda assim ser um desafio para efetuar os cálculos. Em seguida, pediremos aos alunos para numerar os blocos como no Triângulo de Pascal e, a partir desse ponto, passaremos para uma apresentação de slides, em cada um deles haverá uma imagem com as iluminações feitas pelo Teplotaxl, o diabo dos números. Convidaremos os alunos a refazer o raciocínio do protagonista e, para uma experiência inspirada na história, apagaremos as luzes e a cada palma o triângulo se iluminará. Esperamos promover uma experiência rica e divertida para motivar o aprendizado da matemática, usualmente, considerada pelos estudantes como uma disciplina difícil."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5288_TB617_20112023171144.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEIVID TOLEDO DA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "DEIVID"
    "autor_email" => "deivid.cruz@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103205
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 617
    "inscrito_id" => 5288
    "titulo" => "APRENDENDO TRIÂNGULO DE PASCAL COM O DIABO DOS NÚMEROS"
    "resumo" => "Neste trabalho, desenvolveremos uma atividade de ensino de matemática, para alunos do ensino médio de uma escola pública de Minas Gerais, baseada no livro “O Diabo dos Números” de Hans Magnus Enzensberger, especificamente, no capítulo sete que trata do “Triângulo de Pascal”. Nesta tarefa, reconhecemos a importância de promover atividades lúdicas e interativas para motivar o estudo da matemática nesse nível de ensino. Reproduziremos a história com os alunos de maneira similar à feita pelo Robert, personagem do livro. Construiremos cubos de papel da cor branca para formar a pirâmide. A proposta é que sejam apenas nove camadas para evitar transtornos com a construção e ainda assim ser um desafio para efetuar os cálculos. Em seguida, pediremos aos alunos para numerar os blocos como no Triângulo de Pascal e, a partir desse ponto, passaremos para uma apresentação de slides, em cada um deles haverá uma imagem com as iluminações feitas pelo Teplotaxl, o diabo dos números. Convidaremos os alunos a refazer o raciocínio do protagonista e, para uma experiência inspirada na história, apagaremos as luzes e a cada palma o triângulo se iluminará. Esperamos promover uma experiência rica e divertida para motivar o aprendizado da matemática, usualmente, considerada pelos estudantes como uma disciplina difícil."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5288_TB617_20112023171144.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEIVID TOLEDO DA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "DEIVID"
    "autor_email" => "deivid.cruz@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Neste trabalho, desenvolveremos uma atividade de ensino de matemática, para alunos do ensino médio de uma escola pública de Minas Gerais, baseada no livro “O Diabo dos Números” de Hans Magnus Enzensberger, especificamente, no capítulo sete que trata do “Triângulo de Pascal”. Nesta tarefa, reconhecemos a importância de promover atividades lúdicas e interativas para motivar o estudo da matemática nesse nível de ensino. Reproduziremos a história com os alunos de maneira similar à feita pelo Robert, personagem do livro. Construiremos cubos de papel da cor branca para formar a pirâmide. A proposta é que sejam apenas nove camadas para evitar transtornos com a construção e ainda assim ser um desafio para efetuar os cálculos. Em seguida, pediremos aos alunos para numerar os blocos como no Triângulo de Pascal e, a partir desse ponto, passaremos para uma apresentação de slides, em cada um deles haverá uma imagem com as iluminações feitas pelo Teplotaxl, o diabo dos números. Convidaremos os alunos a refazer o raciocínio do protagonista e, para uma experiência inspirada na história, apagaremos as luzes e a cada palma o triângulo se iluminará. Esperamos promover uma experiência rica e divertida para motivar o aprendizado da matemática, usualmente, considerada pelos estudantes como uma disciplina difícil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.