EDUCAÇÃO SEXUAL PARTIR DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE BOLSISTAS DO PIBID - SVS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105009 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2697 "inscrito_id" => 4204 "titulo" => "EDUCAÇÃO SEXUAL PARTIR DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE BOLSISTAS DO PIBID - SVS" "resumo" => "A diversificação de metodologia em sala de aula contribui na utilização de diferentes recursos, tais como: Jogos didáticos, maquetes, quizzes, filmes, vídeos, livros, tecnologias no geral e atividades relacionadas à realidade dos alunos. Segundo Fortuna (2003) o jogo é uma atividade que contribui em uma maior concentração do aluno, sendo possível desenvolver a sua iniciativa, a sua imaginação, o seu raciocínio, a sua memória, a sua atenção, a sua curiosidade e interesse sobre o conteúdo estudado. Deste modo, sendo fundamental para a construção de um conhecimento crítico, despertando ainda mais a sua curiosidade e o desenvolvimento de diversas habilidades. As atividades foram realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Coqueiros, na cidade de São Vicente do Sul, com a turma do 8° ano, e como metodologias diversificadas, foram utilizadas em aulas as seguintes atividades: Para o conteúdo de sistema reprodutor foi elaborado um questionário online, um jogo didático denominado “Show do Milhão” e foi abordada também a área temática de cuidado parental com uma atividade interativa. A utilização de recursos didáticos pode suprir a ausência de um laboratório, possibilitando a realização de diferentes práticas em sala de aula, sendo uma alternativa criativa para a solução de um problema tão corriqueiro. Souza (2007) destaca que o aluno desenvolve sua criatividade, coordenação motora e habilidade em manusear objetos a partir do momento em que o professor utiliza recursos didáticos no processo de ensino aprendizagem, o que acaba contribuindo no melhor compreendimento sobre o conteúdo trabalhado." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4204_TB2697_09102023132353.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ADRIANO CIDES DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => "carlos.2020310739@aluno.iffar.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105009 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2697 "inscrito_id" => 4204 "titulo" => "EDUCAÇÃO SEXUAL PARTIR DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE BOLSISTAS DO PIBID - SVS" "resumo" => "A diversificação de metodologia em sala de aula contribui na utilização de diferentes recursos, tais como: Jogos didáticos, maquetes, quizzes, filmes, vídeos, livros, tecnologias no geral e atividades relacionadas à realidade dos alunos. Segundo Fortuna (2003) o jogo é uma atividade que contribui em uma maior concentração do aluno, sendo possível desenvolver a sua iniciativa, a sua imaginação, o seu raciocínio, a sua memória, a sua atenção, a sua curiosidade e interesse sobre o conteúdo estudado. Deste modo, sendo fundamental para a construção de um conhecimento crítico, despertando ainda mais a sua curiosidade e o desenvolvimento de diversas habilidades. As atividades foram realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Coqueiros, na cidade de São Vicente do Sul, com a turma do 8° ano, e como metodologias diversificadas, foram utilizadas em aulas as seguintes atividades: Para o conteúdo de sistema reprodutor foi elaborado um questionário online, um jogo didático denominado “Show do Milhão” e foi abordada também a área temática de cuidado parental com uma atividade interativa. A utilização de recursos didáticos pode suprir a ausência de um laboratório, possibilitando a realização de diferentes práticas em sala de aula, sendo uma alternativa criativa para a solução de um problema tão corriqueiro. Souza (2007) destaca que o aluno desenvolve sua criatividade, coordenação motora e habilidade em manusear objetos a partir do momento em que o professor utiliza recursos didáticos no processo de ensino aprendizagem, o que acaba contribuindo no melhor compreendimento sobre o conteúdo trabalhado." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4204_TB2697_09102023132353.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ADRIANO CIDES DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => "carlos.2020310739@aluno.iffar.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }