A LEITURA, A ESCRITA E O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102823 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 194 "inscrito_id" => 4721 "titulo" => "A LEITURA, A ESCRITA E O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "O cenário educacional no Brasil tem sido alvo de preocupação e debate há décadas. Uma série de fatores interconectados influenciam diretamente a capacidade dos alunos de compreender, refletir e expressar conhecimentos de maneira satisfatória. Questões estruturais, socioeconômicas e pedagógicas afetam profundamente o sistema educacional do país. Entre os desafios de aprendizado estão a falta de recursos didáticos atualizados, e um currículo descontextualizado. Além disso, a escola não proporciona um ambiente estimulante, prejudicando a motivação dos alunos e impactando diretamente no ensino e aprendizagem. O presente relato aborda de forma descritiva e reflexiva uma atividade realizada no Programa Residência Pedagógica, focada em explorar a performance dos alunos na transcrição dos conhecimentos adquiridos ao desenvolverem uma resposta dissertativa sobre células, composição dos seres vivos e origem da vida. Analisamos as respostas dos alunos, destacando suas compreensões e dificuldades. Os resultados mostraram uma gama de entendimentos e equívocos com lacunas conceituais. A análise geral das respostas revelou um panorama único sobre a organização e expressão dos conhecimentos através da escrita. Diante disso, destacou-se a importância de abordagens de ensino flexíveis e adaptadas, proporcionando aos alunos aprendizado significativo e confiança na expressão do conhecimento, enfatizando que a conexão entre o que é ensinado e a experiência do aluno torna-se crucial para manter a relevância e motivação. Portanto, entendemos que a educação no Brasil deve evoluir com estratégias interdisciplinares, integrando aprendizados, porém o sucesso exige colaboração entre escola, educadores e alunos, buscando uma abordagem holística relacionando o aprendizado ao contexto da comunidade escolar." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4721_TB194_26082023113710.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIELLEN SILVEIRA ALDRIGHI" "autor_nome_curto" => "Chris Aldrighi" "autor_email" => "aldrighichris20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102823 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 194 "inscrito_id" => 4721 "titulo" => "A LEITURA, A ESCRITA E O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "O cenário educacional no Brasil tem sido alvo de preocupação e debate há décadas. Uma série de fatores interconectados influenciam diretamente a capacidade dos alunos de compreender, refletir e expressar conhecimentos de maneira satisfatória. Questões estruturais, socioeconômicas e pedagógicas afetam profundamente o sistema educacional do país. Entre os desafios de aprendizado estão a falta de recursos didáticos atualizados, e um currículo descontextualizado. Além disso, a escola não proporciona um ambiente estimulante, prejudicando a motivação dos alunos e impactando diretamente no ensino e aprendizagem. O presente relato aborda de forma descritiva e reflexiva uma atividade realizada no Programa Residência Pedagógica, focada em explorar a performance dos alunos na transcrição dos conhecimentos adquiridos ao desenvolverem uma resposta dissertativa sobre células, composição dos seres vivos e origem da vida. Analisamos as respostas dos alunos, destacando suas compreensões e dificuldades. Os resultados mostraram uma gama de entendimentos e equívocos com lacunas conceituais. A análise geral das respostas revelou um panorama único sobre a organização e expressão dos conhecimentos através da escrita. Diante disso, destacou-se a importância de abordagens de ensino flexíveis e adaptadas, proporcionando aos alunos aprendizado significativo e confiança na expressão do conhecimento, enfatizando que a conexão entre o que é ensinado e a experiência do aluno torna-se crucial para manter a relevância e motivação. Portanto, entendemos que a educação no Brasil deve evoluir com estratégias interdisciplinares, integrando aprendizados, porém o sucesso exige colaboração entre escola, educadores e alunos, buscando uma abordagem holística relacionando o aprendizado ao contexto da comunidade escolar." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4721_TB194_26082023113710.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIELLEN SILVEIRA ALDRIGHI" "autor_nome_curto" => "Chris Aldrighi" "autor_email" => "aldrighichris20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }