PARA MUITO ALÉM DOS REGISTROS: A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA PARA PENSAR A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO PIBID, ÁREA DE PEDAGOGIA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103591 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1089 "inscrito_id" => 3152 "titulo" => "PARA MUITO ALÉM DOS REGISTROS: A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA PARA PENSAR A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO PIBID, ÁREA DE PEDAGOGIA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar os relatórios de atividades dos estudantes – bolsistas e voluntários, do PIBID, Área de Pedagogia CAFS/UFPI, biênio 2022-2024, produzidos nos meses de novembro e dezembro de 2022 e janeiro e junho de 2023, de modo a evidenciar o lugar, e a função, que esses documentos ocupam no processo de formação inicial de professores. Justifica-se a pesquisa pela necessidade de compreender o como, no processo de reflexão sobre o que fazemos, é possível ampliar as possibilidades de pensar a função dos relatórios construídos mensalmente e suas contribuições para o processo de formação inicial de professores. O trabalho está organizado em 04 seções, quais sejam: 1. Introdução, apresentamos o objetivo e a motivação para a realização da presente pesquisa; 2. Dos registros à documentação pedagógica: elementos para pensar a formação inicial de professores, onde apresentamos uma discussão sobre registros e documentação pedagógica de modo a afirmar suas contribuições para o processo de formação inicial de professores; 3. Metodologia, onde descrevemos os caminhos traçados para alcance do objetivo proposto, e os eixos a partir dos quais analisamos os relatórios; 4. Resultados e discussões, apresentamos os achados da pesquisa e apontamos as principais mudanças verificadas nos relatórios mensais; e, 5. Considerações finais, onde discutimos como os registros, ao se transformarem em documentação pedagógica, contribuem para o processo de formação inicial de professores." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID3152_TB1089_20112023202014.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIELY SILVA ROSA DE LUCENA" "autor_nome_curto" => "Mariley Lucena" "autor_email" => "maryellylucena07@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103591 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1089 "inscrito_id" => 3152 "titulo" => "PARA MUITO ALÉM DOS REGISTROS: A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA PARA PENSAR A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO PIBID, ÁREA DE PEDAGOGIA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar os relatórios de atividades dos estudantes – bolsistas e voluntários, do PIBID, Área de Pedagogia CAFS/UFPI, biênio 2022-2024, produzidos nos meses de novembro e dezembro de 2022 e janeiro e junho de 2023, de modo a evidenciar o lugar, e a função, que esses documentos ocupam no processo de formação inicial de professores. Justifica-se a pesquisa pela necessidade de compreender o como, no processo de reflexão sobre o que fazemos, é possível ampliar as possibilidades de pensar a função dos relatórios construídos mensalmente e suas contribuições para o processo de formação inicial de professores. O trabalho está organizado em 04 seções, quais sejam: 1. Introdução, apresentamos o objetivo e a motivação para a realização da presente pesquisa; 2. Dos registros à documentação pedagógica: elementos para pensar a formação inicial de professores, onde apresentamos uma discussão sobre registros e documentação pedagógica de modo a afirmar suas contribuições para o processo de formação inicial de professores; 3. Metodologia, onde descrevemos os caminhos traçados para alcance do objetivo proposto, e os eixos a partir dos quais analisamos os relatórios; 4. Resultados e discussões, apresentamos os achados da pesquisa e apontamos as principais mudanças verificadas nos relatórios mensais; e, 5. Considerações finais, onde discutimos como os registros, ao se transformarem em documentação pedagógica, contribuem para o processo de formação inicial de professores." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID3152_TB1089_20112023202014.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIELY SILVA ROSA DE LUCENA" "autor_nome_curto" => "Mariley Lucena" "autor_email" => "maryellylucena07@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }