A ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE E GÊNERO NAS ESCOLAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR DE BIOLOGIA EM FORMAÇÃO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104917 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2594 "inscrito_id" => 5398 "titulo" => "A ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE E GÊNERO NAS ESCOLAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR DE BIOLOGIA EM FORMAÇÃO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A Residência Pedagógica é um um programa nacional financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES que visa fortalecer a formação de estudantes dos cursos de licenciatura, permitindo um maior contato com a sala de aula antes de terminarem o curso. O subprojeto vinculado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás tem como temática: Educação em Sexualidade e Gênero. O objetivo deste trabalho é descrever de forma crítica as experiências do primeiro autor como professor de Biologia em formação, com base nas aulas ministradas em uma escola de Goiânia, a partir de temáticas vinculadas ao campo da educação em gênero e sexualidade, a fim de refletir sobre suas contribuições para a formação inicial de professores e dos estudantes da educação básica. Para apropriação do conhecimento, as reflexões seguiram as ideais do pensamento Freiriano e das discussões de gênero, sexualidade e educação. Foram ministradas duas aulas: na primeira abordou-se o Machismo, a Misoginia e a Heteronormatividade; já na segunda aula, o Feminismo, o Patriarcalismo e a Teoria Queer. Como resultados, houve boa participação dos estudantes e a maioria demonstrou interesse frente a temática, o que mostra que a discussão é relevante para a construção dos indivíduos como cidadãos críticos capazes de entender a diversidade e visualizar as conquistas que foram e ainda necessitam ser traçadas para que todas as pessoas alcancem seus direitos." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5398_TB2594_14112023152409.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL DOS SANTOS LIMA SARDINHA" "autor_nome_curto" => "GABRIEL" "autor_email" => "gabrielsardinha@discente.ufg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104917 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2594 "inscrito_id" => 5398 "titulo" => "A ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE E GÊNERO NAS ESCOLAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR DE BIOLOGIA EM FORMAÇÃO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A Residência Pedagógica é um um programa nacional financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES que visa fortalecer a formação de estudantes dos cursos de licenciatura, permitindo um maior contato com a sala de aula antes de terminarem o curso. O subprojeto vinculado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás tem como temática: Educação em Sexualidade e Gênero. O objetivo deste trabalho é descrever de forma crítica as experiências do primeiro autor como professor de Biologia em formação, com base nas aulas ministradas em uma escola de Goiânia, a partir de temáticas vinculadas ao campo da educação em gênero e sexualidade, a fim de refletir sobre suas contribuições para a formação inicial de professores e dos estudantes da educação básica. Para apropriação do conhecimento, as reflexões seguiram as ideais do pensamento Freiriano e das discussões de gênero, sexualidade e educação. Foram ministradas duas aulas: na primeira abordou-se o Machismo, a Misoginia e a Heteronormatividade; já na segunda aula, o Feminismo, o Patriarcalismo e a Teoria Queer. Como resultados, houve boa participação dos estudantes e a maioria demonstrou interesse frente a temática, o que mostra que a discussão é relevante para a construção dos indivíduos como cidadãos críticos capazes de entender a diversidade e visualizar as conquistas que foram e ainda necessitam ser traçadas para que todas as pessoas alcancem seus direitos." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5398_TB2594_14112023152409.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL DOS SANTOS LIMA SARDINHA" "autor_nome_curto" => "GABRIEL" "autor_email" => "gabrielsardinha@discente.ufg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }