A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIA SOBRE O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104630 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2268 "inscrito_id" => 2805 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIA SOBRE O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO" "resumo" => "Este relato pretende apresentar reflexões acerca da prática do planejamento pedagógico em uma escola pública que oferta o Ensino Médio, a mesma fica localizada no Recôncavo da Bahia. O objetivo deste relato é mostrar as percepções dos professores da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologia sobre o planejamento pedagógico. Sobe nossas inquietações, enquanto bolsistas-residentes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Capes, Subprojeto do Curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), sobre a prática do planejamento pedagógico vivenciada na escola-campo de atuação do PRP. Tendo em vista disso, consideramos que a prática do planejamento é de suma importância, visto que a mesma possibilita uma organização da elaboração didática que será desenvolvida, como também viabiliza formulações de atividades e avaliações que implicam diretamente no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Para essa pesquisa optamos por fazer um questionário que teve como objetivo analisar as percepções dos professores acerca do planejamento pedagógico, o mesmo obteve resultados significativos, mostrando que o plano de aula é uma ferramenta importante para o desenvolvimento das aulas, por essa razão a utilização de planejamento permite ao professor perfazer ações diárias na construção do conhecimento." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2805_TB2268_20112023205322.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA DE OLIVEIRA CERQUEIRA" "autor_nome_curto" => "LARISSA Cerq" "autor_email" => "larissaocerqueira@aluno.ufrb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104630 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2268 "inscrito_id" => 2805 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIA SOBRE O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO" "resumo" => "Este relato pretende apresentar reflexões acerca da prática do planejamento pedagógico em uma escola pública que oferta o Ensino Médio, a mesma fica localizada no Recôncavo da Bahia. O objetivo deste relato é mostrar as percepções dos professores da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologia sobre o planejamento pedagógico. Sobe nossas inquietações, enquanto bolsistas-residentes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Capes, Subprojeto do Curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), sobre a prática do planejamento pedagógico vivenciada na escola-campo de atuação do PRP. Tendo em vista disso, consideramos que a prática do planejamento é de suma importância, visto que a mesma possibilita uma organização da elaboração didática que será desenvolvida, como também viabiliza formulações de atividades e avaliações que implicam diretamente no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Para essa pesquisa optamos por fazer um questionário que teve como objetivo analisar as percepções dos professores acerca do planejamento pedagógico, o mesmo obteve resultados significativos, mostrando que o plano de aula é uma ferramenta importante para o desenvolvimento das aulas, por essa razão a utilização de planejamento permite ao professor perfazer ações diárias na construção do conhecimento." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2805_TB2268_20112023205322.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA DE OLIVEIRA CERQUEIRA" "autor_nome_curto" => "LARISSA Cerq" "autor_email" => "larissaocerqueira@aluno.ufrb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }