A IMPORTÂNCIA DA FAMILIARIZAÇÃO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103950 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1504 "inscrito_id" => 5879 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FAMILIARIZAÇÃO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "O trabalho descreve as etapas realizadas no desenvolvimento de duas práticas laboratoriais desenvolvidas com duas turmas do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Governador Dix-Sept Rosado, localizada na cidade de Mossoró/RN. Partindo-se da hipótese de que durante o ensino de ciências biológicas é necessário agregar as práticas laboratoriais no ensino teórico, contribuindo para a familiarização do aluno com o aprendizado através da utilização do laboratório. Deu-se ênfase no uso de práticas que facilmente poderiam utilizar a microscopia como os cortes epidérmicos da planta Tradescantia pallida, a amilase salivar com o corante azul de metileno, o uso da Saccharomyces cerevisiae, e o uso do catáfilo da cebola, para a preparação de lâminas frescas. A partir da utilização de dois questionários respondidos pelos alunos, um antes da prática laboratorial e outro após a aula prática, foi possível fazer o comparativo das respostas e constatou-se que no questionário prévio os alunos ainda tinham pouco conhecimento em relação as normas de biossegurança e os equipamentos presentes no laboratório, e entre os dois momentos houve uma melhora significativa entre as respostas, com a presença de mais acertos do que erros. Dessa maneira, foi possível concluir que através de aulas práticas foi possível proporcionar um ensino mais completo e significativo para os alunos da rede pública de ensino." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID5879_TB1504_20112023064605.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELLE FIGUEIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "EMANUELLE" "autor_email" => "emanuellefigueira@alu.uern.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103950 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1504 "inscrito_id" => 5879 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FAMILIARIZAÇÃO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "O trabalho descreve as etapas realizadas no desenvolvimento de duas práticas laboratoriais desenvolvidas com duas turmas do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Governador Dix-Sept Rosado, localizada na cidade de Mossoró/RN. Partindo-se da hipótese de que durante o ensino de ciências biológicas é necessário agregar as práticas laboratoriais no ensino teórico, contribuindo para a familiarização do aluno com o aprendizado através da utilização do laboratório. Deu-se ênfase no uso de práticas que facilmente poderiam utilizar a microscopia como os cortes epidérmicos da planta Tradescantia pallida, a amilase salivar com o corante azul de metileno, o uso da Saccharomyces cerevisiae, e o uso do catáfilo da cebola, para a preparação de lâminas frescas. A partir da utilização de dois questionários respondidos pelos alunos, um antes da prática laboratorial e outro após a aula prática, foi possível fazer o comparativo das respostas e constatou-se que no questionário prévio os alunos ainda tinham pouco conhecimento em relação as normas de biossegurança e os equipamentos presentes no laboratório, e entre os dois momentos houve uma melhora significativa entre as respostas, com a presença de mais acertos do que erros. Dessa maneira, foi possível concluir que através de aulas práticas foi possível proporcionar um ensino mais completo e significativo para os alunos da rede pública de ensino." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID5879_TB1504_20112023064605.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELLE FIGUEIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "EMANUELLE" "autor_email" => "emanuellefigueira@alu.uern.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }