O PIBID COMO UM PROCESSO FACILITADOR DA FORMAÇÃO INICIAL DE GRADUANDOS EM PEDAGOGIA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR NO SERTÃO ALAGOANO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104767 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2423 "inscrito_id" => 1712 "titulo" => "O PIBID COMO UM PROCESSO FACILITADOR DA FORMAÇÃO INICIAL DE GRADUANDOS EM PEDAGOGIA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR NO SERTÃO ALAGOANO: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente artigo trata-se de um relato de três (3) pibidianos da Universidade Estadual de Alagoas, campus II em Santana do Ipanema-AL, participantes do subprojeto de Pedagogia 2022-2023; fomentado pela CAPES; sobre as experiências vivenciadas em uma turma do ensino fundamental de uma rede de ensino municipal do sertão alagoano. O PIBID tem como um dos seus objetivos vincular a teoria e a prática docente, desse modo, elevando a qualidade da formação inicial de licenciandos das universidades públicas, bem como, articulando a educação superior e a educação básica. Objetivos esses tão cruciais para a formação de professores. Vamos enfatizar nossa experiência ainda em percurso com o primeiro contato no “chão escolar” e com o cotidiano da escola proporcionado pelo Programa. O relato tem como natureza a metodologia da pesquisa-ação do PIBID, com desenvolvimento nas ações produzidas e vivenciadas em sala de aula, e está embasado nos referenciais teóricos de COHN (2005); FREIRE (1921-1997), WEFFORT (1996), PIAGET (1998). O texto objetiva relatar uma experiência de fato compartilhável para que seja evidenciado a importância da observação, trazendo um novo olhar para os sujeitos sociais que constituem o ambiente educacional. Portanto, a partir do contato com o cotidiano da escola é possível enxergar a realidade do Ser e do Fazer docente e que a imersão no chão escolar através do PIBID se faz necessário para novos aprendizados tão essenciais para a formação inicial da docência" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1712_TB2423_25112023183250.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTHA PAULLA RODRIGUES VIEIRA" "autor_nome_curto" => "MARTHA" "autor_email" => "martha.vieira.2022@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104767 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2423 "inscrito_id" => 1712 "titulo" => "O PIBID COMO UM PROCESSO FACILITADOR DA FORMAÇÃO INICIAL DE GRADUANDOS EM PEDAGOGIA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR NO SERTÃO ALAGOANO: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente artigo trata-se de um relato de três (3) pibidianos da Universidade Estadual de Alagoas, campus II em Santana do Ipanema-AL, participantes do subprojeto de Pedagogia 2022-2023; fomentado pela CAPES; sobre as experiências vivenciadas em uma turma do ensino fundamental de uma rede de ensino municipal do sertão alagoano. O PIBID tem como um dos seus objetivos vincular a teoria e a prática docente, desse modo, elevando a qualidade da formação inicial de licenciandos das universidades públicas, bem como, articulando a educação superior e a educação básica. Objetivos esses tão cruciais para a formação de professores. Vamos enfatizar nossa experiência ainda em percurso com o primeiro contato no “chão escolar” e com o cotidiano da escola proporcionado pelo Programa. O relato tem como natureza a metodologia da pesquisa-ação do PIBID, com desenvolvimento nas ações produzidas e vivenciadas em sala de aula, e está embasado nos referenciais teóricos de COHN (2005); FREIRE (1921-1997), WEFFORT (1996), PIAGET (1998). O texto objetiva relatar uma experiência de fato compartilhável para que seja evidenciado a importância da observação, trazendo um novo olhar para os sujeitos sociais que constituem o ambiente educacional. Portanto, a partir do contato com o cotidiano da escola é possível enxergar a realidade do Ser e do Fazer docente e que a imersão no chão escolar através do PIBID se faz necessário para novos aprendizados tão essenciais para a formação inicial da docência" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1712_TB2423_25112023183250.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTHA PAULLA RODRIGUES VIEIRA" "autor_nome_curto" => "MARTHA" "autor_email" => "martha.vieira.2022@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }