FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS UTILIZANDO OFICINAS FORMATIVAS POR DENTRO DO ESTÁGIO CURRICULAR
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104691 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2337 "inscrito_id" => 1950 "titulo" => "FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS UTILIZANDO OFICINAS FORMATIVAS POR DENTRO DO ESTÁGIO CURRICULAR" "resumo" => "O estágio curricular na formação de professores concede aos estudantes a oportunidade de conhecerem os desafios da prática profissional, as condições de trabalho futuro e as possibilidades de aprender sobre a docência no seu efetivo exercício, sob a mediação e supervisão de formadores (professores universitários), de co-formadores (professores das escolas da Educação Básica) e de instituições responsáveis por prover a formação de professores. Nestas circunstâncias, este estudo teve como objetivo geral avaliar o efeito de ações formativas no campo do estágio, frente aos conhecimentos e competências adquiridas pelos estagiários do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), para o ensino de Ciências Naturais nos anos finais do Ensino Fundamental. O processo investigativo envolveu a realização inicial de um diagnóstico, por meio de entrevistas semiestruturadas, que balizaram a elaboração de oficinas formativas sobre temas ligados à docência, que sob formatos diversificados e pautadas no compromisso com a formação interpares, visou a diminuição da insegurança dos estagiários e a apropriação de formas inovadoras de ensinar, com o propósito de superar as práticas tradicionalmente conhecidas no ensino de Ciências Naturais. Como resultado do que fora observado e registrado pela investigadora, no período de regência, os estagiários revelaram dificuldades para ensinar Ciências aos alunos do nível Fundamental, devido à falta de um arcabouço teórico-prático, que deveria ser construído pelos estagiários desde o início do seu curso de graduação na universidade. Perante esta lacuna formativa, foram levados a reproduzir certas práticas enquadradas como tradicionais no âmbito da docência." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID1950_TB2337_20112023231516.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANA CARDOSO BARRETO ALMASSY" "autor_nome_curto" => "ROSANA ALMASSY" "autor_email" => "rosana@ufrb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104691 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2337 "inscrito_id" => 1950 "titulo" => "FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS UTILIZANDO OFICINAS FORMATIVAS POR DENTRO DO ESTÁGIO CURRICULAR" "resumo" => "O estágio curricular na formação de professores concede aos estudantes a oportunidade de conhecerem os desafios da prática profissional, as condições de trabalho futuro e as possibilidades de aprender sobre a docência no seu efetivo exercício, sob a mediação e supervisão de formadores (professores universitários), de co-formadores (professores das escolas da Educação Básica) e de instituições responsáveis por prover a formação de professores. Nestas circunstâncias, este estudo teve como objetivo geral avaliar o efeito de ações formativas no campo do estágio, frente aos conhecimentos e competências adquiridas pelos estagiários do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), para o ensino de Ciências Naturais nos anos finais do Ensino Fundamental. O processo investigativo envolveu a realização inicial de um diagnóstico, por meio de entrevistas semiestruturadas, que balizaram a elaboração de oficinas formativas sobre temas ligados à docência, que sob formatos diversificados e pautadas no compromisso com a formação interpares, visou a diminuição da insegurança dos estagiários e a apropriação de formas inovadoras de ensinar, com o propósito de superar as práticas tradicionalmente conhecidas no ensino de Ciências Naturais. Como resultado do que fora observado e registrado pela investigadora, no período de regência, os estagiários revelaram dificuldades para ensinar Ciências aos alunos do nível Fundamental, devido à falta de um arcabouço teórico-prático, que deveria ser construído pelos estagiários desde o início do seu curso de graduação na universidade. Perante esta lacuna formativa, foram levados a reproduzir certas práticas enquadradas como tradicionais no âmbito da docência." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID1950_TB2337_20112023231516.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANA CARDOSO BARRETO ALMASSY" "autor_nome_curto" => "ROSANA ALMASSY" "autor_email" => "rosana@ufrb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }