O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A EXPRESSÃO DA IDENTIDADE ESCOLAR
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103129 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 532 "inscrito_id" => 6148 "titulo" => "O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A EXPRESSÃO DA IDENTIDADE ESCOLAR" "resumo" => "O Projeto Político-Pedagógico (PPP), é um dos instrumentos mais importantes de construção de identidade de uma escola, pois tem o potencial de fomentar na comunidade escolar o sentimento de pertencimento, a percepção do direito à diferença, à transparência, à solidariedade e à participação. Nesse sentido, é importante que docentes em formação conheçam o PPP das escolas nas quais se inserem para realizar seus estágios supervisionados. Dessa forma, propusemos uma análise documental com objetivo de identificar no PPP elementos que demonstrem a identidade de escola pública mantida pela Secretaria Municipal de Educação do município de São Gabriel, bem como suas escolhas teórico-conceituais e metodológicas, identificando as fragilidades do documento, a fim de compreender a organização educacional da Escola. O documento analisado tem muitas fragilidades, não expressando o alinhamento teórico-conceitual e metodológico adotado na escola, nem a identidade de sua comunidade e ambiente educativo. Assim, não é possível aos professores que chegam à escola, sejam estes efetivos ou em formação, vislumbrar a comunidade e os desafios sociais enfrentados por ela, sendo importante a reescrita do documento analisado pela comunidade escolar, de forma participativa e democrática, assumindo-se a identidade da comunidade escolar atendida." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID6148_TB532_14112023201947.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA FLAVIA ZORZI" "autor_nome_curto" => "ANA FLAVIA" "autor_email" => "anaflaviazorzi6@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103129 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 532 "inscrito_id" => 6148 "titulo" => "O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A EXPRESSÃO DA IDENTIDADE ESCOLAR" "resumo" => "O Projeto Político-Pedagógico (PPP), é um dos instrumentos mais importantes de construção de identidade de uma escola, pois tem o potencial de fomentar na comunidade escolar o sentimento de pertencimento, a percepção do direito à diferença, à transparência, à solidariedade e à participação. Nesse sentido, é importante que docentes em formação conheçam o PPP das escolas nas quais se inserem para realizar seus estágios supervisionados. Dessa forma, propusemos uma análise documental com objetivo de identificar no PPP elementos que demonstrem a identidade de escola pública mantida pela Secretaria Municipal de Educação do município de São Gabriel, bem como suas escolhas teórico-conceituais e metodológicas, identificando as fragilidades do documento, a fim de compreender a organização educacional da Escola. O documento analisado tem muitas fragilidades, não expressando o alinhamento teórico-conceitual e metodológico adotado na escola, nem a identidade de sua comunidade e ambiente educativo. Assim, não é possível aos professores que chegam à escola, sejam estes efetivos ou em formação, vislumbrar a comunidade e os desafios sociais enfrentados por ela, sendo importante a reescrita do documento analisado pela comunidade escolar, de forma participativa e democrática, assumindo-se a identidade da comunidade escolar atendida." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID6148_TB532_14112023201947.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA FLAVIA ZORZI" "autor_nome_curto" => "ANA FLAVIA" "autor_email" => "anaflaviazorzi6@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }