O PIBID/ EDUCAÇÃO FÍSICA, CURRÍCULOS E DIFERENÇAS: UM OLHAR A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104633 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2271 "inscrito_id" => 7102 "titulo" => "O PIBID/ EDUCAÇÃO FÍSICA, CURRÍCULOS E DIFERENÇAS: UM OLHAR A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS" "resumo" => "Ao longo de seu percurso histórico, a Educação Física escolar foi alvo de diferentes discussões sobre seus objetivos e contribuições. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo compreender a importância do currículo plural no âmbito da Educação Física escolar, buscando por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) possibilitar instrumentos para construir uma educação pública de qualidade, preocupada com a formação de alunos-cidadãos com pensamento crítico, capazes de compreender, ler e atuar de maneira ativa e autônoma no mundo.A metodologia utilizada neste trabalho é uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e baseia-se na pesquisa de artigos acadêmicos, que possibilita tecer reflexões amplas sobre a realidade apresentada. Segundo Prodanov e Freitas (2013), a pesquisa qualitativa apresenta os resultados através de percepções e análises. Isto é, ela descreve a complexidade do problema e a interação de variáveis. Em outras palavras, permite, por análises mais subjetivas, interpretar aspectos imateriais, como opiniões, intenções, sensações, pensamentos, comportamentos e sentimentos. Para dar conta das questões supracitadas, recorremos a artigos e livros publicados entre os anos de 2007 e 2023. Utilizaram-se como triagem as palavras-chave: estudos culturais, PIBID, Currículo Cultural e Educação Física na base de busca Google Acadêmico. Após busca, 32 artigos apresentaram relações com a temática do estudo. Contudo, após leitura dos resumos, identificamos 4 artigos sobre o tema, os quais foram utilizados para o desenvolvimento da pesquisa" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7102_TB2271_06102023163243.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA CAROLINA MOREIRA OTAVIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANNA" "autor_email" => "annacrmss@ufrrj.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104633 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2271 "inscrito_id" => 7102 "titulo" => "O PIBID/ EDUCAÇÃO FÍSICA, CURRÍCULOS E DIFERENÇAS: UM OLHAR A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS" "resumo" => "Ao longo de seu percurso histórico, a Educação Física escolar foi alvo de diferentes discussões sobre seus objetivos e contribuições. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo compreender a importância do currículo plural no âmbito da Educação Física escolar, buscando por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) possibilitar instrumentos para construir uma educação pública de qualidade, preocupada com a formação de alunos-cidadãos com pensamento crítico, capazes de compreender, ler e atuar de maneira ativa e autônoma no mundo.A metodologia utilizada neste trabalho é uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e baseia-se na pesquisa de artigos acadêmicos, que possibilita tecer reflexões amplas sobre a realidade apresentada. Segundo Prodanov e Freitas (2013), a pesquisa qualitativa apresenta os resultados através de percepções e análises. Isto é, ela descreve a complexidade do problema e a interação de variáveis. Em outras palavras, permite, por análises mais subjetivas, interpretar aspectos imateriais, como opiniões, intenções, sensações, pensamentos, comportamentos e sentimentos. Para dar conta das questões supracitadas, recorremos a artigos e livros publicados entre os anos de 2007 e 2023. Utilizaram-se como triagem as palavras-chave: estudos culturais, PIBID, Currículo Cultural e Educação Física na base de busca Google Acadêmico. Após busca, 32 artigos apresentaram relações com a temática do estudo. Contudo, após leitura dos resumos, identificamos 4 artigos sobre o tema, os quais foram utilizados para o desenvolvimento da pesquisa" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7102_TB2271_06102023163243.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA CAROLINA MOREIRA OTAVIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANNA" "autor_email" => "annacrmss@ufrrj.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }