ENSINO INCLUSIVO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: LIÇÕES DO PIBID EM AMBIENTE DESAFIADOR
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103115 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 517 "inscrito_id" => 274 "titulo" => "ENSINO INCLUSIVO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: LIÇÕES DO PIBID EM AMBIENTE DESAFIADOR" "resumo" => "Este artigo explora a relevância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial de professores, enfatizando a articulação entre teoria e prática em contexto educacional. Discute a necessidade de superar a dualidade entre teoria/prática e outros aspectos do contexto acadêmico para melhor preparar os futuros educadores. Além disso, destaca que o PIBID pode educar os futuros professores sobre as adversidades enfrentadas no ambiente escolar, como a falta de infraestrutura e os desafios sociais. O artigo também explora como acomodar alunos com diferentes necessidades, como deficiência visual, em atividades práticas. Detalha a adaptação de atividades táteis para atender às necessidades de alunos com deficiência visual, como exploração de células vegetais e modelos táteis de estruturas florais. Descreve as visitas dos alunos ao IFAL - Campus Maceió e a participação ativa dos alunos com deficiência visual. O estudo destaca a importância da formação adequada de professores para atender à diversidade das necessidades de aprendizagem dos alunos. As conclusões destacam a necessidade de os docentes abordarem eficazmente os conteúdos, especialmente para alunos com deficiência, para garantir um acesso equitativo ao currículo." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID274_TB517_30082023183123.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRIKA SANTOS DE MOURA" "autor_nome_curto" => "ÉRIKA" "autor_email" => "esm21@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103115 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 517 "inscrito_id" => 274 "titulo" => "ENSINO INCLUSIVO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: LIÇÕES DO PIBID EM AMBIENTE DESAFIADOR" "resumo" => "Este artigo explora a relevância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial de professores, enfatizando a articulação entre teoria e prática em contexto educacional. Discute a necessidade de superar a dualidade entre teoria/prática e outros aspectos do contexto acadêmico para melhor preparar os futuros educadores. Além disso, destaca que o PIBID pode educar os futuros professores sobre as adversidades enfrentadas no ambiente escolar, como a falta de infraestrutura e os desafios sociais. O artigo também explora como acomodar alunos com diferentes necessidades, como deficiência visual, em atividades práticas. Detalha a adaptação de atividades táteis para atender às necessidades de alunos com deficiência visual, como exploração de células vegetais e modelos táteis de estruturas florais. Descreve as visitas dos alunos ao IFAL - Campus Maceió e a participação ativa dos alunos com deficiência visual. O estudo destaca a importância da formação adequada de professores para atender à diversidade das necessidades de aprendizagem dos alunos. As conclusões destacam a necessidade de os docentes abordarem eficazmente os conteúdos, especialmente para alunos com deficiência, para garantir um acesso equitativo ao currículo." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID274_TB517_30082023183123.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRIKA SANTOS DE MOURA" "autor_nome_curto" => "ÉRIKA" "autor_email" => "esm21@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }