SITUAÇÕES-PROBLEMA E CONTEXTUALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS NOS LIVROS DO PNLD 2021
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104567 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2199 "inscrito_id" => 1658 "titulo" => "SITUAÇÕES-PROBLEMA E CONTEXTUALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS NOS LIVROS DO PNLD 2021" "resumo" => "A reforma do ensino médio junto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), instituída em 2017 e implementada em 2022 trouxe inúmeras mudanças a educação básica, sendo uma delas a mudança de formatação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), além de enfatizar um ensino transdisciplinar, contextualizado e problematizado, familiarizando com a estratégia de resolução de problemas. Considerando o livro didático o recurso mais disponibilizado, este estudo faz uma análise sobre estes livros do PNLD 2021. Para a análise foi estabelecido um formato para situações-problemas, tendo em vista a subjetividade na diferença entre problemas e exercícios, buscando encontrar situações-problemas, porém percebeu-se um déficit deste tipo de atividades nos livros, assim como uma falta de contextualização, gerando contradições entre a BNCC e os livros didáticos." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID1658_TB2199_15112023105641.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICK SEIDEL BRAGA REIS" "autor_nome_curto" => "ERICK" "autor_email" => "erickseidel.prof@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104567 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2199 "inscrito_id" => 1658 "titulo" => "SITUAÇÕES-PROBLEMA E CONTEXTUALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS NOS LIVROS DO PNLD 2021" "resumo" => "A reforma do ensino médio junto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), instituída em 2017 e implementada em 2022 trouxe inúmeras mudanças a educação básica, sendo uma delas a mudança de formatação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), além de enfatizar um ensino transdisciplinar, contextualizado e problematizado, familiarizando com a estratégia de resolução de problemas. Considerando o livro didático o recurso mais disponibilizado, este estudo faz uma análise sobre estes livros do PNLD 2021. Para a análise foi estabelecido um formato para situações-problemas, tendo em vista a subjetividade na diferença entre problemas e exercícios, buscando encontrar situações-problemas, porém percebeu-se um déficit deste tipo de atividades nos livros, assim como uma falta de contextualização, gerando contradições entre a BNCC e os livros didáticos." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID1658_TB2199_15112023105641.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICK SEIDEL BRAGA REIS" "autor_nome_curto" => "ERICK" "autor_email" => "erickseidel.prof@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }