O DESENHO DA PAISAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA BAIXADA FLUMINENSE
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104144 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1734 "inscrito_id" => 638 "titulo" => "O DESENHO DA PAISAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA BAIXADA FLUMINENSE" "resumo" => "A construção de desenhos da paisagem da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro voltada para a formação docente, faz parte do projeto Geografia e Formação Cidadã na Baixada Fluminense: elementos para uma aprendizagem significativa dos conteúdos escolares. O projeto procura fomentar o debate centrado na necessidade do uso dos recursos didáticos na formação cidadã dentro da escola, via aprendizagem significativa dos conteúdos. Dessa forma, nos voltamos à formação de professores. O objetivo geral é analisar a construção de desenhos da Baixada Fluminense como recurso didático na formação de professores de Geografia do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IM/UFRRJ). Relatamos a atividade desenvolvida na disciplina ensino de geografia I do curso de licenciatura em geografia localizado no campus de Nova Iguaçu da UFRRJ. A metodologia está presa às pesquisas qualitativas, envolvendo a leitura de textos, construção de desenhos de paisagem e discussão de seu uso como recurso didático. Os desenhos da paisagem do Maciço Gericinó-Mendanha e do Pico do Tinguá configuram-se como um recurso didático relevante no ensino de Geografia Física da Baixada Fluminense especialmente para as aulas de geografia na escola básica, onde pode-se explorar diferentes conteúdos geográficos necessários para a formação dos alunos desse segmento educacional. A abordagem interdisciplinar não deve ser compreendida apenas como planejamento e atuação colaborativa de profissionais de diferentes áreas em atividades realizadas na escola e sim uma abordagem curricular integrada o Maciço do Gericinó-Mendanha e o Pico do Tinguá ganham por meio do desenho da paisagem a possibilidade de um aliado forte no ensino-aprendizagem significativa para as aulas de geografia da Baixada Fluminense." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID638_TB1734_03102023172315.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÉZIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CLÉZIO" "autor_email" => "cleziogeo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104144 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1734 "inscrito_id" => 638 "titulo" => "O DESENHO DA PAISAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA BAIXADA FLUMINENSE" "resumo" => "A construção de desenhos da paisagem da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro voltada para a formação docente, faz parte do projeto Geografia e Formação Cidadã na Baixada Fluminense: elementos para uma aprendizagem significativa dos conteúdos escolares. O projeto procura fomentar o debate centrado na necessidade do uso dos recursos didáticos na formação cidadã dentro da escola, via aprendizagem significativa dos conteúdos. Dessa forma, nos voltamos à formação de professores. O objetivo geral é analisar a construção de desenhos da Baixada Fluminense como recurso didático na formação de professores de Geografia do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IM/UFRRJ). Relatamos a atividade desenvolvida na disciplina ensino de geografia I do curso de licenciatura em geografia localizado no campus de Nova Iguaçu da UFRRJ. A metodologia está presa às pesquisas qualitativas, envolvendo a leitura de textos, construção de desenhos de paisagem e discussão de seu uso como recurso didático. Os desenhos da paisagem do Maciço Gericinó-Mendanha e do Pico do Tinguá configuram-se como um recurso didático relevante no ensino de Geografia Física da Baixada Fluminense especialmente para as aulas de geografia na escola básica, onde pode-se explorar diferentes conteúdos geográficos necessários para a formação dos alunos desse segmento educacional. A abordagem interdisciplinar não deve ser compreendida apenas como planejamento e atuação colaborativa de profissionais de diferentes áreas em atividades realizadas na escola e sim uma abordagem curricular integrada o Maciço do Gericinó-Mendanha e o Pico do Tinguá ganham por meio do desenho da paisagem a possibilidade de um aliado forte no ensino-aprendizagem significativa para as aulas de geografia da Baixada Fluminense." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID638_TB1734_03102023172315.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÉZIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CLÉZIO" "autor_email" => "cleziogeo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }