A INTERAÇÃO SOCIOCULTURAL E EDUCAÇÃO PARA A SUTENTABILIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR: VIVÊNCIAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104525 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2152 "inscrito_id" => 8215 "titulo" => "A INTERAÇÃO SOCIOCULTURAL E EDUCAÇÃO PARA A SUTENTABILIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR: VIVÊNCIAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo relatar as experiências construídas com a turma da 4ª etapa de Educação de Jovens e Adultos da escola Estadual Ezeriel Mônico de Matos, vinculada à rede pública estadual do Município de Santarém – Pará. As práticas que embasam este trabalho foram proporcionadas pela Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (RP/Pedagogia/Ufopa), que tem, entre seus eixos norteadores, a Educação para a Sustentabilidade (EpS). O objetivo deste trabalho é desenvolver atividades diretamente nas modalidades de Educação Especial e Inclusiva de Jovens e Adultos. Nas vivências, ao encontrar um aluno cego, outro surdo e um com deficiência intelectual na turma, percebeu-se a preocupação dos professores em relação a estes alunos, pois utilizam métodos pedagógicos apropriados para auxiliar e colaborar no processo de inclusão e aprendizado desses estudantes. No entanto, com alguns meses observando a turma, realizamos nossa regência abordando a sustentabilidade com uma introdução sobre o tema, para que a turma tivesse melhor compreensão da temática e qual a sua importância para nossa vivência e também para as futuras gerações. Com isso, o resultado da dinâmica em grupo proposta superou as expectativas, pois os alunos fizeram uma breve pesquisa sobre “sustentabilidade” e anotaram em uma folha de papel A4 algumas práticas sustentáveis individuais e coletivas, desta forma, a sala de aula se torna um local de convergência de ideias, perspectivas e experiências, criando um ambiente fértil para a construção de entendimento sobre questões de sustentabilidade e responsabilidade social." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID8215_TB2152_06102023130138.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINE FERREIRA PINTO" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "cacauana.ferreira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (UFOPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104525 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2152 "inscrito_id" => 8215 "titulo" => "A INTERAÇÃO SOCIOCULTURAL E EDUCAÇÃO PARA A SUTENTABILIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR: VIVÊNCIAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo relatar as experiências construídas com a turma da 4ª etapa de Educação de Jovens e Adultos da escola Estadual Ezeriel Mônico de Matos, vinculada à rede pública estadual do Município de Santarém – Pará. As práticas que embasam este trabalho foram proporcionadas pela Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (RP/Pedagogia/Ufopa), que tem, entre seus eixos norteadores, a Educação para a Sustentabilidade (EpS). O objetivo deste trabalho é desenvolver atividades diretamente nas modalidades de Educação Especial e Inclusiva de Jovens e Adultos. Nas vivências, ao encontrar um aluno cego, outro surdo e um com deficiência intelectual na turma, percebeu-se a preocupação dos professores em relação a estes alunos, pois utilizam métodos pedagógicos apropriados para auxiliar e colaborar no processo de inclusão e aprendizado desses estudantes. No entanto, com alguns meses observando a turma, realizamos nossa regência abordando a sustentabilidade com uma introdução sobre o tema, para que a turma tivesse melhor compreensão da temática e qual a sua importância para nossa vivência e também para as futuras gerações. Com isso, o resultado da dinâmica em grupo proposta superou as expectativas, pois os alunos fizeram uma breve pesquisa sobre “sustentabilidade” e anotaram em uma folha de papel A4 algumas práticas sustentáveis individuais e coletivas, desta forma, a sala de aula se torna um local de convergência de ideias, perspectivas e experiências, criando um ambiente fértil para a construção de entendimento sobre questões de sustentabilidade e responsabilidade social." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID8215_TB2152_06102023130138.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINE FERREIRA PINTO" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "cacauana.ferreira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (UFOPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }