GÊNERO DISCURSIVO DIÁRIO EM SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E PRODUÇÃO A PARTIR DO QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS, NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104419 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2035 "inscrito_id" => 7318 "titulo" => "GÊNERO DISCURSIVO DIÁRIO EM SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E PRODUÇÃO A PARTIR DO QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS, NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA." "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência de práticas de leitura, produção de textos, literatura de autoria feminina e negra, e o interdiscurso através dos relatos desenvolvidos no Programa Residência Pedagógica – CAPES/UNEAL, subprojeto ler e escrever sem doer: o sabor do texto revelado pela literatura, realizado numa turma de primeira série de Ensino Médio, localizada em São Miguel dos Campos e inscrita na 2ª Gerência Regional de Ensino. Em sala de aula, realizamos leitura e interpretações de trechos de Quarto de Despejo e propomos que os estudantes a partir dessa leitura relatassem o seu dia em forma de diário, o que nos possibilitou, após as análises das produções discursivas, compreender como os estudantes recuperam memórias discursivas em seus discursos para produzirem sentidos, inscrevendo-se como sujeitos da/na história. Nessa conjuntura também trabalhamos trechos do livro O Genocídio do negro brasileiro Processos de um racismo mascarado (NASCIMENTO, 1978), dando voz e visibilidade a autora feminina, negra e favelada. Para embasar nossas ações/reflexões, trabalhamos os conceitos de condições de produção, memória discursiva e interdiscurso da Análise do Discurso pecheutiana (PÊCHEUX, 1988, ORLANDI, 2012), bem como as considerações de Geraldi (2011) e Schneuwly e Dolz (2004) sobre o ensino de língua portuguesa. Consideramos os diários produzidos pelos estudantes como discurso, prática social, produzida por sujeitos inscritos numa conjuntura sócio histórica." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7318_TB2035_20112023193414.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ DOS SANTOS LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "maria.lima@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104419 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2035 "inscrito_id" => 7318 "titulo" => "GÊNERO DISCURSIVO DIÁRIO EM SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E PRODUÇÃO A PARTIR DO QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS, NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA." "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência de práticas de leitura, produção de textos, literatura de autoria feminina e negra, e o interdiscurso através dos relatos desenvolvidos no Programa Residência Pedagógica – CAPES/UNEAL, subprojeto ler e escrever sem doer: o sabor do texto revelado pela literatura, realizado numa turma de primeira série de Ensino Médio, localizada em São Miguel dos Campos e inscrita na 2ª Gerência Regional de Ensino. Em sala de aula, realizamos leitura e interpretações de trechos de Quarto de Despejo e propomos que os estudantes a partir dessa leitura relatassem o seu dia em forma de diário, o que nos possibilitou, após as análises das produções discursivas, compreender como os estudantes recuperam memórias discursivas em seus discursos para produzirem sentidos, inscrevendo-se como sujeitos da/na história. Nessa conjuntura também trabalhamos trechos do livro O Genocídio do negro brasileiro Processos de um racismo mascarado (NASCIMENTO, 1978), dando voz e visibilidade a autora feminina, negra e favelada. Para embasar nossas ações/reflexões, trabalhamos os conceitos de condições de produção, memória discursiva e interdiscurso da Análise do Discurso pecheutiana (PÊCHEUX, 1988, ORLANDI, 2012), bem como as considerações de Geraldi (2011) e Schneuwly e Dolz (2004) sobre o ensino de língua portuguesa. Consideramos os diários produzidos pelos estudantes como discurso, prática social, produzida por sujeitos inscritos numa conjuntura sócio histórica." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7318_TB2035_20112023193414.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ DOS SANTOS LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "maria.lima@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }